Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA CARVALHO DE OLIVEIRA PAIXÃO

2023-08-22 13:39:12.423

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA CARVALHO DE OLIVEIRA PAIXÃO
DATA: 23/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGO
TÍTULO: Efeitos periodontais, dentoalveolares e esqueléticos da expansão rápida da maxila assistida por mini implante - MARPE.
PALAVRAS-CHAVES: Má oclusão de Classe II de Angle, mordida cruzada, mini implante, técnica de expansão palatina, revisão sistemática. Metanálise.
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A deficiência transversa da maxila é um dos problemas esqueléticos mais encontrados na prática clínica. Esta condição, se não corrigida em tempo apropriado pode resultar em severos problemas funcionais, periodontais e esquelética. A expansão palatina assistida por mini implantes tem sido ofertada como uma opção não cirúrgica e menos invasiva para tratamento desta má oclusão. Este estudo teve por objetivo apresentar, por meio de uma série de casos e uma revisão sistemática e metanálise a eficácia e as alterações periodontais e dentoalveolares decorrentes do tratamento. Foram selecionados três pacientes, do sexo feminino, de 3 faixas etárias diferentes, que apresentavam atresia maxilar associada a má oclusão de Classe II e que foram corrigidas utilizando a expansão rápida da maxila assistida por mini implante (MARPE). Além disso, foi realizada uma busca sistemática na literatura no intuito de comparar qual tratamento gera menos efeitos periodontais e dentoalveolares adversos, se a expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente (ERMAC) ou a MARPE. Dezesseis estudos foram selecionados para a revisão sistemática e entre eles seis foram elegíveis para a metanálise. Dentro das limitações destes estudos, podemos sugerir que a MARPE é um tratamento eficaz para correção de deficiência transversa da maxila associada a má oclusão de Classe II em pacientes esqueleticamente maduros, bem como quando comparada com a ERMAC o tratamento mostrou menos diminuição de espessura óssea vestibular e menor inclinação dos dentes de apoio do aparelho
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692624 - ALEX LUIZ POZZOBON PEREIRA
Externo à Instituição - LUCIANA ARTIOLI COSTA - UNDB
Interno - 2906142 - LUCIANA SALLES BRANCO DE ALMEIDA

fim do conteúdo