Banca de QUALIFICAÇÃO: DJALMA ANTONIO DE LIMA JÚNIOR

DISCENTE: DJALMA ANTONIO DE LIMA JÚNIOR
DATA: 14/11/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGO
TÍTULO: ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA NOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE SAÚDE BUCAL NO BRASIL: estudo ecológico com ênfase em barreiras físicas.
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas com deficiência; Acessibilidade arquitetônica; Barreiras físicas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: A acessibilidade em serviços de saúde é essencial para que as Pessoas Com Deficiência (PCD) física possam ter seus direitos à saúde respeitados. Barreiras físicas impossibilitam a plena efetivação do direito à saúde, sendo este cenário muito comum em países subdesenvolvidos. Todavia, pouco se sabe sobre as barreiras físicas que dificultam o acesso de PCD motora aos serviços públicos de saúde. O objetivo deste estudo é avaliar a ambiência, voltada à acessibilidade de PCD motora, dos centros de especialidades odontológicas (CEO) do Brasil, analisando possíveis mudanças ao longo do tempo. Métodos: Trata-se de um estudo de abrangência nacional do tipo ecológico, com dados secundários da avaliação externa dos dois ciclos do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) dos CEO, realizadas em 2014 e 2018. Os CEO foram as unidades de análise. Apenas CEO que tiveram sua estrutura avaliada nos dois tempos (n=889) foram incluídos. Foram realizadas análises descritivas e de transição latente considerando as variáveis de ambiência voltada à acessibilidade de PCD motora: corredores e portas adaptados para cadeira de rodas; cadeiras de roda em condições de uso; rampa de acesso com corrimão; e banheiros adaptados. Foram realizados modelos com diferentes números de Status Latente (SL), de dois a seis, escolhendo-se o que apresentasse melhor conceito e qualidade de ajuste apropriado: menor valor de qui-quadrado do teste de razão de verossimilhança, valores de Critério de Informação de Akaike (AIC) e Critério de Informação Bayesiano (BIC) acima de 0,9 e entropia próxima de 1,0. Resultados: A região Nordeste concentrou a maior proporção de CEO do país (38,4%) e a região Norte, a menor (6,4%). O modelo escolhido foi o de cinco SL, nomeados: SL1 (mais acessível); SL2 (deficiência portas e banheiros); SL3 (deficiência rampas e banheiros); SL4 (deficiência cadeiras de roda); e SL5 (menos acessível). Houve melhoria em todos os indicadores de ambiência dos CEO brasileiros analisados: corredores (aumento de 9,7 pontos percentuais) e portas (4,9%) adaptados para cadeiras de rodas; cadeiras de rodas adequadas (15,7%); rampas de acesso com corrimão (38,7%); e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais (19,6%). Registrou-se aumento do número de CEO do SL1 e redução do SL5. Conclusão: Comparando os dois ciclos do PMAQ-CEO, houve redução das barreiras físicas nos CEO a PCD motora em todos os estados brasileiros.
Externo ao Programa - 2044959 - ANA MARGARIDA MELO NUNES
Presidente - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ