Pesquisadores do PPGO-UFMA são premiados na XXIV Reunião da SNNPqO

2023-11-26 16:31:21.242

Diversos trabalhos originados de pesquisas de discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO-UFMA) foram apresentados na vigésima quarta edição da Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO). A edição deste ano ocorreu na cidade de Teresina (PI) nos dias 15 a 17 de novembro. A reunião da SNNPqO é um evento tradicional que ocorre anualmente, de forma itinerante, em cidades das regiões Nordeste e Norte, com o objetivo de promover a integração regional na investigação e divulgação científica, reunindo estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais da área odontológica e ciências relacionadas.

A programação do evento incluiu Palestras, Cursos modalidade hands-on, reunião de coordenadores de PPGs, mesas redondas, feira comercial, apresentações em formato de painel e apresentação oral.

Na edição deste ano, três trabalhos apresentados por discentes do PPGO foram premiados na cerimônia de encerramento.

O doutorando do PPGO-UFMA, Jardel dos Santos Silva, foi premiado em 1º lugar na categoria tema livre profissional com o trabalho intitulado “Efetividade do clareamento dental de consultório com luz violeta quanto à estabilidade de cor, microdureza do esmalte e segurança biológica”. O doutorando destaca que o estudo, conduzido na UFMA, comparou diferenças técnica de clareamento dental, com foco especial nos resultados clínicos e na segurança biológica do uso de luz tipo LED violeta. O discente enfatiza que a participação em eventos científicos, como a SNNPqO, pode proporcionar oportunidades valiosas para estabelecer contatos com pesquisadores e outras instituições. Esse intercâmbio de ideias e experiências contribui significativamente para a ampliação do conhecimento e a estabelecimento de possíveis colaborações futuras.

A mestranda do PPGO Handreza Régia Santos Siqueira Campos foi premiada em 3º lugar na categoria tema livre profissional com o trabalho intitulado “Violência contra a mulher: Análise de lesões corporais e distribuição dos danos craniofaciais periciados em tempos de pandemia do COVID-19, no IML-MA”. A mestranda destaca que os principais objetivos do estudo foram verificar a influência da pandemia sobre os registros de lesões em mulheres vítimas de violência, estimar a prevalência e a distribuição dos danos craniofaciais, de acordo com a região anatômica, durante o período pandêmico. O estudo contou com a colaboração de pesquisadores da UFMA, Instituto Médico Legal do Maranhão (IML-MA) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA). A discente relata que a participação em eventos científicos permite o desenvolvimento de habilidades de comunicação, e estabelecimento de networks com profissionais de diversas especialidades e de diferentes regiões do país.

Um terceiro trabalho do PPGO, apresentado pela mestranda Camilla Galana, recebeu menção honrosa na categoria painel profissional. A discente enfatiza que o trabalho apresentado aborda de um relato de caso de trauma dentário com abordagem de uma opção de intervenção clínica mais conservadora. A discente destaca que o evento possibilitou um espaço para a divulgação de produções dos cursos de graduação e pós-graduação.

Durante a cerimônia de encerramento também foi anunciado pela comissão organizadora, que a sede do próximo evento, no ano de 2024, será a cidade de Fortaleza, Ceará.