Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ BERNARDO DA MOTA NETO

DISCENTE: LUIZ BERNARDO DA MOTA NETO
DATA: 12/12/2023
LOCAL: t.google.com/eqe-owit
TÍTULO: PROPRIEDADES MECÂNICAS DE RESINA COMPOSTA ORTODÔNTICA EXPERIMENTAL CONTENDO SILICATO DOPADO DE PRATA
PALAVRAS-CHAVES: Ortodontia. Prata. Resinas compostas. Materiais dentários
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: O descolamento de braquetes durante o tratamento ortodônico é uma situação que pode levar ao atraso do tratamento, aumento de custos e da insatisfação de pacientes em relação ao tempo de tratamento. Para a investigação de novos materiais com finalidade de colagem de acessórios ortodônticas é necessário avaliar suas propriedades mecânicas através da força de resistência de união, microdureza de superfície e rugosidade para observar se estará apta aos esforços mastigatórios e uso do aparelho, garantindo a sobrevivência do braquete durante todo o tratamento. A incorporação de agente antimicrobianos aos sistemas adesivos e resinas podem afetar suas propriedades mecânicas, tornando-a imprópria a prática clínica. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi comparar as propriedades mecânicas de uma resina composta ortodôntica experimental com silicato dopado de Prata (Ag) (Biodinâmica; Ibiporã, PR, Brasil), com o sistema Transbond XT (3M Unitek, Monrovia, CA, EUA) e resina Biofix (Biodinâmica; Ibiporã, PR, Brasil). Metodologia: Foram selecionados 36 dentes bovinos incisivos, livres de defeitos de esmalte e trincas, que foram divididos randomicamente por meio de sorteio simples em 3 grupos (n=12), grupo Transbond, grupo Biofix e grupo Exp Ag. Foi colado um braquete na porção central da face vestibular de cada dente utilizando o mesmo protocolo de colagem variando apenas a resina de acordo com cada grupo, os dentes ficaram 24 horas armazenados em água destilada em uma estufa a 36,5°C e depois foram submetidos ao teste de cisalhamento para descolamento dos braquetes, a força de resistência de união (FRU) foi calculada pela fórmula FRU(Mpa) = Força (N)/A(mm2 ), em seguida o dente foi levado ao microscópio de varredura eletrônica (MEV) no aumento de 50x para avaliação do escore índice remanescente de adesivo (IRA), também foram confeccionados 5 discos de cada resina testada para análises de microdureza de superfície e rugosidade. Resultados: Observou-se que o grupo Transbond apresentou FRU mais elevadas do que os outros grupos de estudo (P <0,001). Houve diferenças significantes no escore IRA entre os grupos (P = 0,041). A rugosidade foi mais elevada no grupo Transbond (P <0,001), o grupo Exp Ag apresentou valores intermediários. A variável microdureza foi mais elevada no grupo Transbond do que os outros dois grupos (P <0,001), enquanto os grupos Biofix e Exp Ag não apresentaram diferenças significantes entre si. Conclusão: Os achados sugerem que a resina experimental com silicato dapado de Ag apresenta propriedades mecânicas adequadas a prática clínica ortodôntica e que adição de Ag não influenciou nas propriedades mecânicas da resina. Estudo futuros são requeridos para avaliar a capacidade antimicrobiana da resina composta experimental com silicato dopado com prata estudada.
Presidente - 1692624 - ALEX LUIZ POZZOBON PEREIRA
Interno - 1885582 - ANDREA DIAS NEVES LAGO