Banca de DEFESA: LAIRDS RODRIGUES DOS SANTOS

2023-12-21 09:58:09.757

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIRDS RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 22/12/2023
LOCAL: Auditório do STI
TÍTULO: DETERMINANTES CONTEXTUAIS, INDIVIDUAIS E FATORES ASSOCIADOS A PERDA DENTÁRIA NA POPULAÇÃO IDOSA NEGRA.
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Bucal, População Negra, Serviços de Saúde, Iniquidades em Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: É histórica a desvantagem social da população negra, seja econômica ou educacional, resultando no acesso limitado à setores essenciais, dentre eles a saúde bucal. A população idosa negra enfrenta situações de desigualdades em relação à perdas dentárias. Objetivo: Esta tese é composta por dois artigos. O primeiro, se propôs a estudar a associação entreraça e perda dentária e mapear as evidências sobre os fatores associados à perda dentária em populações negras idosas. O segundo, investigou as variáveis associadas à perda dentária em adultos mais velhos e idosos de comunidades remanescentes de um quilombo em um estado brasileiro. Metodologia: A Revisão de Escopo (1o artigo) foi conduzida de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute e PRISMA Extension for Scoping Reviews. Foi aplicada uma estratégia de busca em três etapas e os dados foram coletados entre abril e julho de 2021. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO. Literatura cinza foi pesquisada usando o Google Scholar (https://www.scholar.google.com/). O Estudo transversal(2o artigo), realizado com quilombolas com 50 anos ou mais, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-Mirim, Maranhão, Brasil. Foram coletadas informações socioeconômicas, demográficas, perfil de utilização de serviços de saúde, autopercepção em saúde bucal e condiçõesde saúde bucal. Foi realizado exame bucal para contagem do número de dentes e os participantes foram categorizados como tendo perdido até 12 dentes ou mais de 12 dentes. Resultados: Perda parcial de dentes ou edentulismo (1o artigo) foram os principais desfechos concluídos em 80% dos estudos (perda parcial de dentes em 30%, edentulismo em 30% e perda parcial de dentes e edentulismo em 20%). A maioria dos relatos foram artigos originais (75%), seguidos de relatos depesquisas (15%) e dissertações (10%). Identificamos publicações dos Estados Unidos (75%), Brasil (20%) e Nigéria (5%). Os Quilombolas estão inseridos em grupos de renda e escolaridade mais baixa (2o artigo), repercutindo em baixa literácia em saúde bucal impactando em uma percepção negativa em relação aos cuidados de saúde bucal e alta prevalência de perdas dentáriaspara este grupo. Conclusão: Raça, nível educacional, idade avançada, e doenças bucais como a periodontite, estão associadas com o aumento da perda dentária em populações idosas afrodescendentes (1o artigo). Evidenciou-se que a ausência de literacia em saúde pode ser um fatorintermediário na mudança de comportamento em indivíduos quilombolas em idade avançada, resultando em aumento de perdas dentárias para esta população ao longo dos anos e em uma percepção negativa para a necessidade de tratamento dentário (2o artigo).
Externo ao Programa - 2863926 - ALINE SAMPIERI TONELLO
Externo à Instituição - ANNA CLARA FONTES VIEIRA - IFPI