Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia conquistam Prêmio FAPEMA 2023

2024-01-15 09:21:51.197

Pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) conquistaram o prêmio FAPEMA 2023 em três categorias: tese de doutorado (área da saúde), pesquisador sênior (área da saúde) e inovação tecnológica. A premiação concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) é considerada uma das mais importantes para a Ciência Maranhense.

A tese de doutorado intitulada “Carga de doenças bucais crônicas: fatores de risco associados ao agrupamento da cárie e periodontite em diferentes fases da vida”, defendida no PPGO pela doutora Susilena Arouche Costa sob a orientação da professora Soraia de Fátima Carvalho Souza, venceu na categoria tese de doutorado na área da Saúde. A tese de doutorado demonstrou o agrupamento de indicadores de cárie e periodontite preservado em lapso temporal de 25 anos (1988-2014) em diferentes fases da vida. Além disso, identificou a condição socioeconômica menos vantajosa, tabagismo e consumo de dieta não saudável como principais fatores de risco associados a esse agrupamento. A relevância e a contribuição dos resultados dessa tese para o avanço do conhecimento foram reconhecidas por pares, e dois artigos já estão publicados em revistas científicas como o Journal of Clinical Periodontology, que é a quarta revista com maior fator de impacto na área da Odontologia (IF = 6.7), e a Oral Diseases com fator de impacto igual a 3.8. Susilena Arouche Costa destaca que esse trabalho foi resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade de Aarhus na Dinamarca, onde a pesquisadora realizou seu doutorado Sanduíche. Segundo a pesquisadora, ter seu trabalho reconhecido pela FAPEMA foi extremamente gratificante.

Figura 1. Agrupamento de indicadores de Cárie e Periodontite em diferentes fases da vida. Esse agrupamento foi denomidado de Carga de Doenças Bucais Crônicas.

A docente do PPGO, Soraia de Fátima Carvalho Souza, também conquistou o prêmio de pesquisadora sênior na área da saúde. No memorial a docente enfatizou que na sua trajetória acadêmica percorreu um longo caminho buscando desenvolver as habilidades e competências necessárias para exercer a docência em sua plenitude, atuando nos eixos do Ensino, Pesquisa e Extensão. Assim, tem contribuído com a formação de capital humano para o estado do Maranhão.

Desde 2009, a pesquisadora tem investigado a causalidade das associações entre a Anemia Falciforme (hemoglobinopatia genética) e as alterações dos tecidos dentários, órgão pulpar, periodonto e ossos maxilomandibulares; assim como a elucidar a necessidade de tratamento dessas alterações. Atualmente, dedica-se a investigar a associação entre a infecção endodôntica crônica e os marcadores séricos de predição de risco cardiovascular e da resistência insulínica em jovens. A pesquisadora também relata que ficou duplamente feliz com o reconhecimento da FAPEMA à sua trajetória acadêmica e ao prêmio tese de doutorado na área da Saúde (orientadora).

Figura 2. Professora Soraia de Fátima Carvalho Souza em atividade de Pesquisa Clínica com seus orientados do PPGO.

Mais um prêmio foi concedido para o pesquisador do PPGO José Roberto de Oliveira Bauer do grupo de pesquisa Biomma na categoria inovação com o trabalho intitulado “Método de preparação de material compósito com nanopartículas de niobato de cálcio para uso odontológico”. Este trabalho apresenta o inédito processo de produção de partículas bioativas de niobato de cálcio (CaNb2O6) e sua aplicação como biomaterial. Essas partículas apresentam elevada liberação de íons Ca e capacidade de alcalinização do meio. Essas propriedades permitem ao material induzir a formação de precipitados de nanoprecursores de cristais de hidroxiapatita. Assim, nanopartículas de CaNb2O6 foram aplicadas no desenvolvimento de um sistema adesivo odontológico com o objetivo de atribuir propriedades bioativas a estes materiais.

Figura 3. Professor José Bauer e parte da equipe do Laboratório BIOMMA.

O pesquisador José Bauer enfatiza que o desenvolvimento de materiais odontológicos bioativos representa uma demanda emergente na clínica odontológica. Os atuais materiais empregados no tratamento de dentes acometidos por lesões cariosas, possuem a exclusiva função de repor o tecido dental perdido. No entanto, os materiais são submetidos a constante desgaste e consequente degradação, levando a falhas do tratamento restaurador. Esse processo é ainda mais potencializado em grupos de risco, onde o processo de higiene é deficiente. Dessa forma, segundo o pesquisador, o desenvolvimento de pesquisas que apresentem alternativas inovadoras consiste em uma importante ferramenta na busca por tratamentos restauradores mais longevos e consequente melhoria da saúde bucal e qualidade de vida.

Figura 4. Imagens de microscopia eletrônica de varredura de amostras de partículas de CaNb2O6.