Banca de DEFESA: RAIMUNDA SUELY BATISTA MELO

2019-08-12 13:58:28.372

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA SUELY BATISTA MELO
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
TÍTULO: Atividade Física e Comportamento Sedentário Associados aos Marcadores Antropométricos, Inflamatórios e Cardiometabólicos dos Adolescentes das Escolas Públicas de São Luís- MA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Atividade motora.Inflamação.Adolescentes.Comportamento sedentário.Síndrome metabólica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO: O comportamento sedentário é definido como qualquer comportamento com baixo gasto energético (≤1,5Mets) na posição sentada ou reclinada, em estado de vigília. É derivado do prolongado tempo de tela e sentado. Apresenta efeitos adversos á saúde, pois está associado aos marcadores antropométricos, inflamatórios e cardiometabólicos. Por outro lado, está a atividade física com efeitos benéficos á saúde. Entretanto os estudos apontam para a redução do tempo de atividade física e aumento do tempo em comportamento sedentário entre os adolescentes. O capitulo 1 dessa tese originou o artigo: Atividade física e os marcadores inflamatórios (interleucinas 1β, 6, 8) nos adolescentes de uma capital do nordeste brasileiro.Objetivo: investigar a associação entre atividade física e os marcadores inflamatórios. Realizou-se um estudo observacional transversal, no período de 2014-2016. A amostragem foi aleatória representativa dos adolescentes da rede pública estadual do ensino médio de São Luís, Maranhão-Brasil. A amostra foi composta por 405 adolescentes de 17- 18 anos. A coleta foi realizada por questionário validado com informações socioeconômicas, atividade física, dos deslocamentos, atividades domésticas e ocupacionais, número de passos/dia. Foi coletado material biológico para leitura das interleucinas: 1β, 6 e 8. Os dados foram analisados com a Modelagem com Equações Estruturais, com a construção de variáveis latentes pela análise fatorial exploratória, e validadas pela análise fatorial confirmatória. Atividade física teve associação positiva com a “carga inflamatória” (CP=0,442; p<0,001) e negativa com pressão arterial (CP=-0,146; p=0,029).O IMC foi associado com a “carga inflamatória” (CP=0,145; p=0,025) e com a pressão arterial (CP=0,177; p<0,001). O sexo feminino apresentou maior “carga inflamatória” que sexo masculino (CP=0,282; p<0,001). O capítulo 2 originou o artigo: O prolongado tempo de tela e sentado dos adolescentes e os marcadores e cardiometabólicos estão associados? Objetivo: investigar a associação do comportamento sedentário com marcadores cardiometabólicos nos adolescentes.O tipo de estudo, a amostra utilizada e análise foi comum aos 2 capitulos. Foram coletados dados socioeconômicas e do comportamento sedentário (hs/dia) (tempo de televisão e vídeos, computador, jogo em videogames, o tempo total sentado nos dias úteis e no final de semana), IMC, circunferência da cintura, massa gorda, pressão arterial, triglicerídeos e HDL.Foi coletado material biológico para leitura triglicerídeos e HDLe calculada a razão cintura estatura e razão triglicerídeos/HDL. A situação sócioeconômica foi associada com comportamento sedentário (CP=0,219; p<0,0001) e com a adiposidade (CP=0,177; p<0,0001). O comportamento sedentário não foi associação com a adiposidade, pressão arterial e a razão triglicerídeos/HDL. A adiposidade teve associação com a pressão arterial (CP=0,178; p=0,007), e com a razão triglicerídeos/HDL (CP=0,285; p<0,0001). O elevado nível de interleucinas inflamatórias induzido pela atividade física está envolvido na produção de marcadores antiinflamatórios, e portanto na proteção dos adolescentes. O comportamento sedentário não foi associado com a adiposidade, pressão arterial, e a razão trigligerídeos/HDL, mas a adiposidade foi associada com a pressão arterial e a razão triglicerídeos/HDL. Desse modo, recomenda-se intervenções nas políticas de saúde para minimizar o tempo de comportamento sedentário e otimizar o tempo de atividade física para a adoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças.
Presidente - 7407155 - ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS
Co-orientador - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA