Banca de DEFESA: ANA LÚCIA NUNES

DISCENTE: ANA LÚCIA NUNES
DATA: 21/05/2021
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: ACOLHIMENTO EM SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS DE OCORRÊNCIA DE PARTO DA REDE CEGONHA NA PERSPECTIVA DAS USUÁRIAS
PALAVRAS-CHAVES: Acolhimento. Cuidado e atenção às puérperas. Acesso/peregrinação. Sociodemográfico e reprodutivo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: Acolhimento pode ser compreendido como uma tecnologia que viabiliza condições favoráveis para o atendimento em tempo adequado no sistema de saúde independente de qualquer condição social e reprodutiva. Assim, o objetivo desta dissertação é avaliar os fatores sociodemográficos e reprodutivos associados ao acolhimento em serviços de saúde da rede cegonha na perspectiva das usuárias. Trata-se de um estudo transversal com dados da Pesquisa Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades no Âmbito da Rede Cegonha, realizado em 2017. Foram selecionados serviços de saúde onde ocorreram partos no período do estudo, totalizando 606 serviços e uma amostra de 10.540 puérperas. No modelo teórico proposto, a variável desfecho foi o acolhimento compreendido como as relações entre os sujeitos envolvidos no cuidado prestado nos serviços de saúde. As variáveis explicativas foram: idade, escolaridade, cor da pele auto referida, situação conjugal, tipo de parto, paridade e acesso/peregrinação aos serviços. Foi utilizada modelagem de equações estruturais que permitiu avaliar os efeitos das variáveis explicativas. O maior percentual foi de serviços de saúde de gestão municipal (62,2%), hospital geral (81,9%), de risco habitual (79,3%), com porte de menos de 50 leitos (85,0%). Apresentaram efeito direto positivo sobre o acolhimento nos serviços de saúde onde ocorreram partos a idade (CP=0,094;p<0,001) e a escolaridade (CP=0,096;p< 0,001) e apresentaram efeito direto negativo a cor da pele (CP=-0,081;p <0,001) e o tipo de parto (CP=-0,059;p< 0,002). Conclui-se que, puérperas com idade acima dos vinte anos, com maior escolaridade e parto vaginal avaliaram terem sido melhor acolhidas nos serviços de saúde brasileiros. Persiste pior acolhimento pelos serviços e profissionais de saúde a puérperas de cor parda ou preta e de menor idade e menor escolaridade.
Co-orientador - 1823558 - DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS
Interno - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ