Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA PIMENTA DE MELO

DISCENTE: LUZIA PIMENTA DE MELO
DATA: 01/08/2014
LOCAL: DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA
TÍTULO: Avaliação de Albuminúria em pacientes hipertensos atendidos em Unidades Básicas de Saúde
PALAVRAS-CHAVES: Albuminúria. Hipertensão. Pressão arterial. Atenção primária
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A microalbuminúria (MA) é definida como uma elevação na excreção urinária de albumina na faixa de 30 a 300 miligramas em 24 horas. A detecção precoce da MA em indivíduos que apresentam um risco elevado para eventos cardiovasculares e progressão de doença renal é de grande relevância clínica. Entretanto, poucos estudos relatam sobre o papel da microalbuminúria em pacientes hipertensos. Este estudo teve como objetivo avaliar microalbuminúria em pacientes hipertensos atendidos em Unidades Básicas de Saúde Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 288 pacientes hipertensos cadastrados no Programa de Hipertensão e Diabetes (HiperDia) do Ministério da Saúde de ambos os sexos com idade igual ou superior a 20 anos em acompanhamento clínico e laboratorial. Foram avaliadas características sociodemograficas, clínicas e laboratoriais dos pacientes em estudo, a taxa de excreção de albumina foi determinada na urina de 24 horas. A microalbuminúria foi definida como a excreção de 30 a 300 mg/dia de albumina. Associação entre MA e as variáveis em estudo foi avaliada por meio do modelo de regressão logística. Resultados: As médias de pressão arterial sistólica e diastólica foram 142,44 ±23,74 mmHg e 81,48 ± 13,16 mmHg, respectivamente. A prevalência de MA foi de 13,89%, observou-se maior freqüência em mulheres (75,69%) e indivíduos de raça não branca (82,64%). Os fatores associados à presença de MA na análise ajustada foram diabetes mellitus (RP =5,52; IC95% =2,53-12,00), pressão arterial diastólica (RP =1,04; IC95% =1,02-1,07) e Taxa de filtração glomerular (RP =0,98; IC95% =0,96-0,99). Conclusão: Os resultados mostraram elevada prevalência de MA em pacientes hipertensos na atenção primária. O diabetes mellitus e pressão arterial diastólica se apresentaram como fatores de risco para o desenvolvimento de microalbuminúria, assim como a taxa de filtração glomerular é um fator de proteção à excreção de albumina. Estes resultados sugerem que um número substancial de pacientes hipertensos têm além dos fatores de risco, a excreção aumentada de albumina. Logo é importante destacar a relevância da identificação e monitorização da microalbuminúria nesta população para contribuir para um melhor prognóstico ao paciente.
Externo ao Programa - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Interno - 4369849 - VINICIUS JOSE DA SILVA NINA