Banca de DEFESA: WILMA KARLLA DOS SANTOS FARIAS

DISCENTE: WILMA KARLLA DOS SANTOS FARIAS
DATA: 09/09/2015
LOCAL: Auditório Vermelho, 4° Andar do HUUFMA
TÍTULO: Avaliação da disfunção endotelial em mulheres climatéricas.
PALAVRAS-CHAVES: Climatério; Disfunção Endotelial; Endotélio; Doença Arterial Coronariana.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: As doenças cardiovasculares figuram como maior causa de mortes no mundo inteiro, e sua contribuição para a mortalidade feminina aumenta conforme avança a idade nessa população. O marco para aumento da morbimortalidade por causas cardiovasculares em mulheres é o período do climatério, acompanhado de alterações hormonais e biofísicas que culminam com aumento do risco cardiovascular. O endotélio vascular desempenha função reguladora importante na biologia dos vasos, e sua disfunção tem mostrado nos últimos anos desempenhar papel importante no processo fisiopatológico de formação de placas ateroma, relacionando-se intimamente ao aumento no risco cardiovascular, inclusive em mulheres climatéricas. Este estudo avalia a disfunção endotelial em mulheres climatéricas com e sem doença coronariana. Métodos: Estudo transversal analítico que avaliou dados socieconômicos, dilatação fluxo-mediada da artéria braquial (DILA), espessamento médio-intimal da artéria carótida (EMI), e exames laboratoriais de 31 mulheres climatéricas, de idades entre 40 e 65 anos, que compareceram ao Setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão para realização de cateterismo cardíaco, no período de março de 2012 a julho de 2013. Descreveram-se as variáveis categóricas por meio de frequências e porcentagem e as numéricas por meio de média ± desvio padrão.As associações foram estudadas através de teste Exato de Fisher e Qui-quadrado, a normalidade pelo teste Shapiro-Wilk, a correlação das variáveis numéricas com coeficiente de correlação de Spearman, e o Mann-Whitney, para investigar as associações de dados quantitativos com dados categóricos em amostras independentes. Foi considerado um nível de significância inferior a 5% (p<0,05). Resultados: As pacientes foram divididas em dois grupos, de acordo com a presença ou ausência de doença arterial coronariana (DAC) ao cateterismo: grupo I, com DAC (n=13) e grupo II, sem DAC (n=18). As médias de idade para os grupos foram de 57,92 ± 5,17 e 51,72 ± 4,63 anos, respectivamente, sendo a média geral da amostra 54,32 ± 5,70 anos. A prevalência de disfunção endotelial encontrada pela DILA foi de 45,16%, os valores da DILA foram inferiores no grupo com DAC (7,92% ±3,00% vs. 16,02% ± 10,5%, respectivamente, p=0,021). Quanto ao EMI, 29,03% das pacientes avaliadas apresentaram alterações. Relacionaram-se a presença de alteração do EMI com os níveis de DILA (14,37% ± 9,55%vs. 8,35% ± 6,71%; p=0,0429), respectivamente dos grupos com EMI normal e alterado. Relacionaram-se também alteração da DILA e presença de DAC (16,01 ± 10,5 vs.7,92 ± 3,00; p=0,021).Conclusão: Conclui-se que há maior alteração no DILA em pacientes climatéricas com DAC quando comparadas àquelas sem DAC.
Presidente - 3104681 - JOSE ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO NETO
Interno - 407707 - CONCEICAO DE MARIA PEDROZO E SILVA DE AZEVEDO