Banca de DEFESA: LUZIA PIMENTA DE MELO

DISCENTE: LUZIA PIMENTA DE MELO
DATA: 25/09/2015
LOCAL: AUDITÓRIO 4° ANDAR - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MATERNO INFANTIL
TÍTULO: Microalbuminuria, risco cardiovascular e fatores associados em pacientes hipertensos cadastrados na Atenção Primária em Saúde
PALAVRAS-CHAVES: Albuminúria. Hipertensão . Atenção primária
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular, além disso, em indivíduos portadores de HAS, a presença de microalbuminúria (MA) está associada com maior risco de doença cardiovascular (RCV). A MA é definida como elevação na excreção urinária de albumina, sua detecção precoce em indivíduos que apresentam elevado RCV é de grande relevância clínica. O objetivo deste estudo foi avaliar MA e RCV em hipertensos cadastrados na Atenção primária em saúde. Trata-se de um estudo transversal com 288 pacientes hipertensos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 20 anos. Foram avaliadas características sociodemograficas, clínicas, comportamentais e laboratoriais. A taxa de excreção de albumina foi determinada na urina de 24 horas e usou-se como ponto de corte o valor de 10mg/24h. Para avaliação do RCV seguiuse o escore de risco global, que estima o risco de infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, insuficiência vascular periférica e insuficiência cardíaca em 10 anos. Para identificação dos fatores associados ao RCV utilizou-se o modelo de regressão linear multivariado. A amostra em estudo foi composta por 218 (75,7 %) mulheres e a média de idade foi de 61,3± 12,4 anos. Apenas 6,25% dos pacientes apresentaram baixo RCV, 21,38% risco intermediário e 71,88% alto risco cardiovascular. Dos 105 hipertensos com excreção de MA acima de 10mg/dia, 81,9% deles apresentaram alto RCV. Pacientes do sexo masculino apresentaram alto RCV quando comparado às mulheres (71,9% versus 28,0%; p=0,016). Os fatores associados ao RCV foram: triglicerídeos, MA e taxa de filtração glomerular. Os resultados deste estudo mostraram que pacientes com MA acima de 10mg/dia tinham RCV alto, e esta excreção alterada de albumina é um fator de risco independente para DCV em pacientes com HAS. Tendo em vista que a MA associase com o aumento de eventos e morte por complicações cardiovasculares diversas, e o risco para o desenvolvimento de tais eventos cresce progressivamente com o aumento da concentração de MA, sua dosagem serve também como um marcador de tratamento adequado da HAS, devendo ser inserida na Atenção primária em Saúde.
Presidente - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA