Banca de QUALIFICAÇÃO: DANYLO NOLETO DE SOUSA MELO

DISCENTE: DANYLO NOLETO DE SOUSA MELO
DATA: 04/11/2015
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Mecanismos moleculares envolvidos na hipertrigliceridemia decorrente do uso de glicocorticoides
PALAVRAS-CHAVES: sinalização insulínica, biossíntese de triglicerídeos, resistência à insulina, reações adversas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Os glicocorticoides sintéticos (GCs) constituem a classe de anti-inflamatórios mais prescritos na prática clínica, sendo também utilizados como imunossupressores. Quando administrados em doses elevadas e/ou por tempo prolongado, os GCs podem induzir diversos efeitos adversos, como atrofia muscular, resistência insulínica (RI) periférica, intolerância à glicose (IG), e alterações no metabolismo lipídico, especialmente caracterizadas por hipertrigliceridemia. Estudos com animais experimentais mostram que GCs em altas doses provocam redução significativa do conteúdo total de substrato do receptor de insulina e da fosforilação dos mediadores da sinalização insulínica, como a fosfatidilinositol -3- quinase e proteína quinase B, resultando em RI periférica, que no tecido adiposo branco (TAB), contribui para mobilização de ácidos graxos livres (AGLs) para a circulação, e no fígado de ratos, estimula a gliconeogênese e lipogênese de novo hepática. Os AGLs são esterificados para formar triglicerídeos (TG), os quais, juntamente com a apolipoproteína B (ApoB), servem como substratos para a síntese e exportação hepática de partículas de VLDL, regulada pela proteína microssomal de transferência de triacilglicerois (MTP) . Além disso, no estado de IG e com quantidade de ATP suficiente, na presença de insulina, a glicose é convertida em AGLs, que são estereficados a TG, e secretados para a circulação na forma de VLDL, ocasionando o aumento de TG-VLDL. Portanto, o presente exame de qualificação tem por objetivo revisar os mecanismos moleculares associados aos distúrbios metabólicos decorrentes do uso de GCs e discutir novos achados no âmbito do projeto de mestrado do aluno em questão.
Interno - 3300875 - ANA PAULA SILVA DE AZEVEDO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3569619 - MARCIO ANTONIO RODRIGUES ARAUJO