Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE CASTRO VALE

DISCENTE: CAROLINE CASTRO VALE
DATA: 06/11/2015
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Distúrbios de fertilidade associados à síndrome metabólica: mecanismos fisiopatológicos e alternativos de tratamento
PALAVRAS-CHAVES: Fertilidade; Síndrome metabólica; Medicina alternativa; Jambolão
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A síndrome metabólica (SM) é definida como um conjunto de fatores de risco interrelacionados que contribuem para o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e doenças cardiovasculares (DCV). Esses fatores incluem disglicemia, dislipidemia, obesidade central e hipertensão, que podem desencadear respostas compensatórias neuro-hormonais, sendo a resistência à insulina um dos principais marcadores desses processos. A resistência à insulina resulta em hiperinsulinemia e dislipidemia, caracterizada especialmente pelo aumento dos níveis de triglicérides e diminuição dos níveis de HDL. Entretanto, a SM também provoca efeitos deletérios sobre o sistema reprodutor, especialmente feminino, com redução de taxas ovulatórias, aumento do número de abortos, complicações tardias da gravidez, que elevam o risco de infertilidade. Dentre os distúrbios de fertilidade, a síndrome de ovários policísticos (SOP) possui a maior prevalência entre mulheres com SM, as quais apresentam níveis elevados de andrógenos e oligo/anovulações, o que diminui as chances de engravidar. No homem, a SM e seus componentes levam a alterações hormonais que resultam em hipogonadismo e déficit no desenvolvimento do espermatozoide. Como forma de tratamento, são adotadas abordagens tanto farmacológicas quanto não farmacológicos. Modificações no estilo de vida como redução de peso, dieta saudável e exercício regular são as principais orientações terapêuticas para melhoria dos distúrbios de fertilidade associados a SM. No entanto, o tratamento farmacológico deve ser também considerado para evitar o desenvolvimento de comorbidades, sendo os sensibilizadores de insulina, a classe terapêutica mais prescrita atualmente. Nesse contexto, o uso de terapias alternativas com produtos naturais tem se destacado como uma forma mais segura e menos associada ao agravamento dos fatores de risco da SM. O Syzigyum cumini (jambolão) é uma espécie vegetal de origem asiática, porém cultivada e utilizada em todo o mundo por suas propriedades anti-hiperglicemiantes, anti-hiperlipemiantes e anti-oxidantes. Sendo assim, este trabalho de qualificação tem por objetivo caracterizar os distúrbios de fertilidade decorrentes da SM, apresentar os regimes terapêuticos em uso e discutir os avanços terapêuticos potenciais oferecidos pela validação farmacológica da espécie S. cumini com vistas ao tratamento das alterações metabólicas e endócrinas ocasionadas pela SM.
Externo ao Programa - 2286650 - IRACELLE CARVALHO ABREU
Externo ao Programa - 1780352 - SALLY CRISTINA MOUTINHO MONTEIRO