Banca de QUALIFICAÇÃO: WILDETE CARVALHO MAYRINK

DISCENTE: WILDETE CARVALHO MAYRINK
DATA: 20/11/2015
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Eficácia da acupuntura como tratamento adjuvante da cefaleia crônica
PALAVRAS-CHAVES: cefaleia, acupuntura, qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Mais de 90% da população mundial teve ou terá pelo menos uma crise de cefaleia na vida, e 50% as tem regularmente. É considerada uma questão de saúde pública, sendo assim o objetivo da nossa pesquisa é avaliar a eficácia da acupuntura no tratamento adjuvante da cefaleia crônica, quantificando seu efeito analgésico e impacto na qualidade de vida das pacientes .Trata-se de um estudo experimental, transversal, aleatório com uma amostra de 34 pacientes do sexo feminino entre 18 e 60 anos de idade encaminhadas do Ambulatório de Dor Crônica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, submetidas a 16 sessões de acupuntura, 2 vezes por semana, e foram divididas em dois grupos: acupuntura verdadeira, onde são usados os pontos convencionais pela Medicina Tradicional Chinesa para o tratamento das cefaleias; e acupuntura placebo, onde são inseridas agulhas nos mesmos pontos, porém em um adesivo , moxa em botão, que contém em sua parte central um conglomerado de erva chinesa que servirá apenas para fixar as agulhas fora da pele. As pacientes foram avaliadas pelo clínico de dor. Os resultados da acupuntura verdadeira e placebo na intensidade de dor estão sendo analisados através do teste de Mann Whitney, e o efeito das sessões comparando o antes e o depois, através do teste de Wilcoxon. A Qualidade de Vida será pelo teste de McNemar. Em todos os testes o nível de significância adotado será de 5%, ou seja, considerado significativo quando p< 0,05. Todas as pacientes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão sob o número 721.390. A pesquisa encontra-se na fase de análise de dados.
Interno - 1199145 - CRISTIANE FIQUENE CONTI
Externo ao Programa - 3314313 - PATRICIA DA SILVA SOUSA CARVALHO