Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA RIBEIRO MANDARINO

2015-11-24 12:32:23.482

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA RIBEIRO MANDARINO
DATA: 26/11/2015
LOCAL: AUDITÓRIO 4° ANDAR - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE DUTRA
TÍTULO: Correlação entre os níveis séricos de vitamina D e marcadores de aterosclerose subclínica em remanescentes quilombolas no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência de Vitamina D. Doenças cardiovasculares. Suplementação alimentar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: O papel da vitamina D na regulação do metabolismo ósseo já está bem estabelecido. Entretanto, nos últimos anos, vários estudos têm evidenciado que a função da vitamina D no organismo pode se estender muito além da saúde óssea, inclusive na fisiologia do sistema cardiovascular. No presente estudo, procura-se pesquisar a existência de associação entre níveis séricos de 25 (OH) vitamina D e espessura íntimo-medial carotídea, um marcador de aterosclerose subclínica, bem como marcadores inflamatórios. Trata-se de um estudo transversal envolvendo 382 participantes de uma coorte de base populacional, o PREVRENAL, que pesquisa a prevalência de doença renal crônica em comunidades quilombolas em Alcântara, Maranhão. Foram coletados dados sócio-demográficos, sobre estilo de vida (atividade física, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e atividade laboral), antropométricos (peso e altura), clínicos (história patológica pregressa e pressão arterial) e bioquímicos básicos de sangue. Serão ainda obtidas as dosagens séricas de 25 (OH) vitamina D, proteína C-reativa ultra-sensível (PCR-US), interleucina 6 e fator de necrose tumoral α, e determinada a excreção urinária de albumina. Todos os indivíduos foram submetidos a exame ultrassonográfico de carótidas para medida da espessura íntimo-medial carotídea. Será realizada correlação entre níveis séricos de 25 (OH) vitamina D e espessura íntimo-medial carotídea, bem como proteína C-reativa ultra-sensível (PCR-US), interleucina 6, fator de necrose tumoral α e excreção urinária de albumina. As variáveis qualitativas são representadas por frequência relativa (%) e as variáveis contínuas, como média e desvio-padrão. Para comparação de proporções será utilizado o teste Qui-quadrado. Para analisar o grau de correlação linear, entre variáveis contínuas, será calculado o coeficiente de correlação de Pearson, para variáveis de distribuição normal, ou de Spearman, no caso de variáveis não-paramétricas. As associações apresentando um p < 0,10 à análise univariada serão incluídas em um modelo final de regressão logística binária. A amostra sob análise é composta por indivíduos predominantemente de meia idade (média 57,79 ± 15,39 anos), observando-se leve predomínio do sexo feminino. Como esperado, quase 90% dos participantes são de cor não-branca. Trata-se ainda de uma população de baixa renda e baixo nível de escolaridade. Quanto aos dados clínicos, chamam a atenção a média do índice de massa corpórea acima do normal e a alta prevalência de hipertensão arterial, assim como médias de pressão arterial acima dos limites da normalidade.
Externo ao Programa - 406469 - BERNARDETE JORGE LEAL SALGADO
Interno - 3104681 - JOSE ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO NETO