Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO ARAUJO SERRA PINTO

2015-11-26 10:24:50.731

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO ARAUJO SERRA PINTO
DATA: 30/11/2015
HORA: 14:30
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Quadro de estresse do retículo endoplasmático e seu envolvimento no envelhecimento e patogênese de doenças neurodegenerativas.
PALAVRAS-CHAVES: Estresse do retículo endoplasmático; Resposta a proteínas mal enoveladas – UPR; Doenças neurodegenerativas; Envelhecimento.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O retículo endoplasmático é uma organela multifuncional importante na regulação do correto enovelamento de proteínas celulares. Condições de perda da homeostasia celular podem interferir neste processo, levando ao acúmulo de proteínas mal enoveladas. Para controlar este quadro a célula ativa uma série de eventos conhecido como resposta a proteínas mal enoveladas (UPR) para o estresse gerado no interior do retículo. A progressão do envelhecimento natural e de doenças neurodegenerativas estão relacionadas ao acúmulo de proteínas deformadas, com destaque para a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington, esclerose amiotrófica lateral e doenças priônicas, no entanto os mecanismos de associação destas patologias com a sinalização adaptativa e apoptótica desencadeada pela UPR ainda não estão completamente elucidados. Nesse contexto, esta revisão se propõe a levantar alguns estudos que correlacionam o envelhecimento e doenças neurodegenerativas com o estresse do retículo endoplasmático.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1740760 - ADRIANA LEANDRO CAMARA
Interno - 1136091 - PAULO VITOR SOEIRO PEREIRA
Interno - 1008568 - RICHARD DIEGO LEITE

fim do conteúdo