Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA OLIVEIRA BENTIVI PULCHERIO

DISCENTE: JANAINA OLIVEIRA BENTIVI PULCHERIO
DATA: 29/09/2016
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Características audiológicas de crianças vivendo com HIV.
PALAVRAS-CHAVES: HIV, audiometria, potencial evocado auditivo de tronco encefálico, crianças, surdez, perda auditiva.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A terapia antirretroviral tem prolongado a expectativa de vida de indivíduos com HIV (human immunodeficiency virus), entretanto a literatura aponta para o aumento do espectro de doenças agudas e crônicas, especialmente as otites. As otites agudas causam perda auditiva temporária e também permanente. Questiona-se também perda auditiva por dano neurossensorial devido a diversos outros fatores. No entanto, os poucos estudos disponíveis na literatura têm achados conflitantes, dificultando o norteamento de medidas de prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação para diminuir as limitações impostas pela perda auditiva causada pela HIV. Por esta razão, propôs-se estudar os parâmetros audiológicos de crianças vivendo com HIV por meio de um estudo transversal, realizado nas dependências do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e Centro de Saúde de Fátima. O grupo de estudo foi composto por crianças de 18 meses a 12 anos de idade com diagnóstico confirmado de infecção pelo HIV. O grupo controle foi composto por crianças sem HIV. Após otoscopia, os pacientes foram encaminhados para realização de testes audiométricos (emissões otoacústicas, imitanciometria, audiometria tonal e audiometria de tronco encefálico – triagem automática). A análise estatística dos dados encontrados foi feita pelo programa STATA 12.0. Até o momento, foram avaliadas quinze crianças. Houve predomínio de alterações dos exames sempre relacionadas ao encontro de perfuração timpânica e história de otites no último ano. Todas as crianças do grupo controle apresentaram exames normais, porém não houve diferença estatisticamente significativa ao grupo de estudo. Não se encontrou correlação entre o status laboratorial da infecção pelo HIV aos exames realizados. Chama-se atenção para a problemática da perda auditiva relacionada ao HIV, uma vez que a inexistência de cura para a infecção por este vírus impõe a exposição aos efeitos diretos e indiretos do HIV destas crianças até avançada idade, com acúmulo progressivo de danos audiológicos. Sugerem-se estudos com emprego do PEATE convencional, para melhor investigação dos efeitos da infecção pelo HIV especialmente entre as crianças menores.
Externo ao Programa - 1095586 - MARIA DOS REMEDIOS FREITAS CARVALHO BRANCO
Interno - 7549183 - VANDA MARIA FERREIRA SIMOES