Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DE SOUZA BARCELOS BARROQUEIRO

2016-09-28 11:45:08.716

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO DE SOUZA BARCELOS BARROQUEIRO
DATA: 03/10/2016
LOCAL: SALA 02 - PPGCS
TÍTULO: Ansiedade e perfil sócio demográfico e a correlação com parâmetros bioquímicos e imunológicos na saliva
PALAVRAS-CHAVES: saliva, IL-l0, IFN-, glicose, doença periodontal, qualidade de vida
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Imunologia
RESUMO: O tratamento odontológico gera um estado de ansiedade, excitação e medo nos pacientes podendo assim constituir barreira importante para manutenção da saúde bucal, pois os pacientes tendem a protelar ou evitar o tratamento. Esse estudo visa avaliar a condição psicossocial dos pacientes atendidos em um serviço público em São Luís, Maranhão e correlacionar esses achados com os dados bioquímicos imunológicos da saliva dos mesmos pacientes. Foram entrevistados 30 pacientes que concordaram em participar do projeto. Após a entrevista as amostras de saliva foram coletadas, centrifugadas e avaliadas quanto a concentração de glicose, uréia, cálcio, triglicérides, colesterol por microensaios colorimétricos. A concentração de Interferon gama (IFN-), fator de necrose tumoral alfa (TNF-) e interleucina dez (IL-10) foi avaliada por ensaio imunoenzimático. Os pacientes apresentaram qualidade de vida entre média e regular e apresentaram concentrações de cálcio, ureia e triglicérides estáveis. A maioria do pacientes apresentou elevadas concentrações salivares de IL-10 e glicose, sendo que os valores de glicose salivar foram elevados em todos os pacientes, mesmo naqueles que não eram diabéticos. Os dados de IL-l0 apresentaram correlação com os dados psicossocial e a concentração de IFN- apresentou correlação positiva com a gravidade da doença periodontal. Adicionalmente, encontramos correlação entre IgA e IL-10, confirmando a importância dessa citocina na produção de anticorpos nas mucosas e saliva. Com base nessas considerações concluímos o aumento de IFN-, pode se constituir em fator de agravamento para a doença periodontal, por outro lado os dados de IL-10 poderiam explicar os dados psicossociais quanto ao bem estar da maioria dos pacientes, já que essa citocina tem sido relacionada a sensação de prazer. Os dados em conjunto mostram que parâmetros bioquímicos como a glicose salivar e parâmetros imunológicos como as citocinas IL-10 e IFN- podem influenciar a satisfação dos pacientes e o agravamento da doença periodontal, respectivamente. Adicionalmente, sugerimos que as concentrações de IFN- podem ser utilizadas para monitorar os efeitos do tratamento periodontal nos pacientes. Os dados em conjunto podem contribuir para melhor compreensão dos pacientes atendidos na clinica de periodontia e como consequência poderão permitir traçar novas estratégias de abordagem e acompanhamento desses pacientes.
Externo ao Programa - 407658 - CLAUDIA MARIA COELHO ALVES
Externo ao Programa - 406507 - LUCIANE MARIA OLIVEIRA BRITO