Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANE DE AMARANTE SOUZA

DISCENTE: MARIANE DE AMARANTE SOUZA
DATA: 19/10/2016
LOCAL: Auditório do CEPEC - Centro
TÍTULO: Diabetes Mellitus está associado a doença hepática mais avançada na infecção crônica pelo vírus da hepatite C.
PALAVRAS-CHAVES: Hepatite C. Diabetes. Fibrose.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: O vírus da Hepatite C (HCV) é um RNA vírus, que apresenta seis genótipos diferentes (1 a 6) e é transmitido por via predominantemente parenteral. Existem cerca de 185 milhões de indivíduos portadores do HCV em todo o mundo. É a principal causa de cirrose hepática no mundo ocidental. A história natural da infecção pelo HCV é modulada pela interação de fatores virais e do hospedeiro. Entre os fatores associados ao hospedeiro, Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) tem sido associada a maior progressão da doença hepática. Objetivo: avaliar portadores do HCV e identificar fatores associados a graus mais avançados de fibrose hepática. Metodologia: Estudo transversal com portadores da infecção crônica pelo HCV. Foram analisados dados dos prontuários de pacientes atendidos no ambulatório do Núcleo de Estudo do Fígado do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, excluídos portadores de co-infecção com vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou vírus da hepatite B (HBV), portadores de doença renal crônica terminal em diálise e transplantados de fígado ou rim. Resgatados dados demográficos (idade e gênero), graus de fibrose hepática, genótipo viral e história de ingestão alcoólica. Os portadores foram categorizados em graus mais e menos avançados de fibrose e comparados quanto aos dados demográficos (idade e sexo), genótipo viral, presença ou não de DM e ingestão alcoólica. Diferenças entre variáveis numéricas foram calculadas pelo teste t de Student e entre nominais pelo Quiquadrado. Foi realizada regressão logística multivariada para identificar fatores independentemente associados com graus mais avançados de fibrose. O programa SPSS versão 23.0 foi utilizado. Resultados: Foram avaliados 498 pacientes, a maioria do sexo masculino (53%), com média de idade 54 ± 10 anos. Foram associados a graus mais avançados de fibrose: idade (OR 1,054 (IC 95% 1,0251,084) p <0,001), presença de DM (OR 2,08 (IC 95% 1,043-4,154) p= 0,038) e ingestão alcoólica (OR 1,921 (IC 95% 1,129-3,269) p= 0,016). Conclusão: Entre portadores crônicos do HCV no Maranhão, a presença de DM esteve associada a graus mais avançados de fibrose hepática, sugerindo que é importante o diagnóstico da infecção crônica pelo HCV entre diabéticos, para que o tratamento da infecção seja feito, prevenindo progressão para cirrose hepática.
Interno - 407707 - CONCEICAO DE MARIA PEDROZO E SILVA DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 406254 - MANUEL DOS SANTOS FARIA