Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS MARTINS FRANCA

2016-10-25 11:24:26.945

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS MARTINS FRANCA
DATA: 26/10/2016
HORA: 08:00
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Mecanismos moleculares envolvidos nos efeitos hipolipemiante e antiobesidade das folhas de Syzygium cumini (L.) Skeels em ratos obesos.
PALAVRAS-CHAVES: Syzygium cumini, Hipertrilgiceridemia, Estresse do retículo endoplasmático e Esteatose hepática não-alcoólica.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO: Introdução: Syzygium cumini é tradicionalmente utilizada para o tratamento de do diabetes mellitus. Como esta patologia está intimamente relacionada à obesidade e dislipidemias, há relatos mais recentes do uso dessa espécie no combate de distúrbios do metabolismo lipídico. Além disso, resultados recentes do nosso grupo demonstraram efeitos hipolipemiantes do extrato hidroalcoólico rico em polifenois das folhas de S. cumini (EHSc) em ratos obesos induzidos por L-glutamato monossódico (MSG). Assim, este trabalho se propôs investigar o efeito do tratamento com EHSc sobre os mecanismos hepáticos de síntese e exportação dos triglicerídeos envolvidos com o estresse do reticulo endoplasmático nesses animais obesos. Materiais e Métodos: Ratos obesos-MSG foram tratados (via oral) por 8 semanas com o EHSc nas doses de 0,5 e 1,0 g/kg ou com salina (0,1ml/100g). Durante e após o tratamento, parâmetros morfométricos como peso e gorduras foram avaliados. Após o sacrifício, o soro coletado foi utilizado para as determinações da glicemia (GL), colesterol total (CT), triglicerídeos (TG), ácidos graxos livres (AGL) e do índice TyG. Outras alíquotas de soro foram usadas pra análises do perfil das lipoproteínas através da cromatografia líquida de proteína rápida (FPLC). Com as amostras de fígado realizou-se análises histológica e do perfil lipídico, além de homogenatos teciduais para avaliação das expressões proteicas da GRP94, GRP78, calreticulina, XBP-1, PDI e MTP, por western blotting. Por fim, outros ratos foram utilizados para avaliar o efeito de uma única administração do EHSc, nas duas acimas, sobre o modelo de hipertrigliceridemia aguda induzida por Triton WR1339. Resultados: O EHSc reduziu o peso dos animais obesos diminuindo o acúmulo de gordura e sem alterar o consumo alimentar. O tratamento promoveu diminuições da GL, CT, TG, AGL e TyG. O EHSc foi capaz de reverter a esteatose hepática dos animais obesos através de uma redução da quantidade de TG desse órgão. Pelo FLPC contatou-se que o EHSc reduz o acúmulo de TG nas lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL). O estresse do retículo endoplasmático foi amenizado através das menores expressões da GRP94 e GRP78. A via de exportação de TG foi inibida pelas reduções das expressões da XBP-1s, PDI e MTP. E a exportação aguda de TG induzida pelo Triton WR1339 foi diminuída após administração do EHSc. Conclusões: O efeito hipolipemiante do EHSc em ratos obesos-MSG pode ser decorrente da downregulation da via que participa da exportação hepática de TG associada ao estresse do retículo endoplasmático, a XBP-1s/PDI/MTP.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 551361 - ADALGISA DE SOUZA PAIVA FERREIRA
Interno - 407246 - FLAVIA MARIA MENDONCA DO AMARAL
Interno - 2042280 - MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO

fim do conteúdo