Banca de DEFESA: ELISANGELA MILHOMEM DOS SANTOS

2017-08-23 10:03:54.533

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISANGELA MILHOMEM DOS SANTOS
DATA: 04/09/2017
LOCAL: Auditório de Vídeoconferência do Hospital Universitário Presidente Dutra - HUUFMA.
TÍTULO: Excreção de sódio e taxa de de filtração glomerular em afrodescendentes de Alcântara – MA.
PALAVRAS-CHAVES: Sódio; Excreção; Hipertensão; Grupos vulneráveis; Taxa de Filtração Glomerular; Doença Renal Crônica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: Nos últimos anos, o consumo de sal tem sido excessivo na maioria dos países, variando de nove a 12 gramas por pessoa por dia, ultrapassando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de cinco gramas de sal, no máximo. Atualmente o consumo elevado de sódio passou a ser considerado um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças. A avaliação do consumo de seu consumo, por meio da excreção em urina de 24h é considerada o método padrão ouro, entretanto, as dificuldades associadas com a acurácia da coleta da urina podem interferir nos resultados, estimativa da a partir da coleta de urina isolada, a nível populacional, é cada vez mais utilizada como uma alternativa conveniente e acessível. Métodos: Estudo transversal realizado com 1211 afrodescendentes de Alcântra-Ma. Foram avaliados dados demográficos, de estilo de vida, clínicolaboratoriais. A estimativa da excreção urinária de sódio foi avaliada por meio da equação de Kawasaki e a taxa de filtração glomerular (TFGe) pela equação do CKD-EPI. Para identificar as variáveis relacionadas com a excreção de sódio foi utilizado o modelo de regressão linear multivariado e as variáveis com p-valor<0,20 foram consideradas na análise. Para determinar a relação entre TFGe e excreção de sódio foi utilizado um modelo de regressão linear multivariada. O nível de significância adotado para a análise foi de 5% e os dados foram analisados no software STATA 14.0. Resultados: A maioria dos indivíduos eram mulheres (52,8%), com média de idade de 37,5±11,7 anos. A prevalência de hipertensão foi de 21,3% e a média de excreção de sódio foi de 204,6±15,3 mmol/d e da TFGe de 111,8±15,3 ml/min/1,73m². Indivíduoas hipertensos apresentaram maior excreção de sódio (217.9±90,1mmol/d vs 199,2±83,0 mmol\dia; p=0,002). Após análise ajustada, a circunferência da cintura (OR=1,16), triglicerídeos (OR=1,13), pressão arterial sistólica (OR=1,19) e TFGe (OR=1,24) permaneceram associadas à excreção urinária de sódio. De acordo com a regressão linear multivariada, a TFGe se correlacionou independentemente com a excreção de sódio (β = 0,11; p <0,001), idade (β = -0,67; p <0,001), sexo feminino (β = -0,20; p <0,001) e IMC (β = -0,09; p <0,001). Conclusão: A excreção urinária de sódio, avaliada em amostra isolada de urina, foi elevada e aspresentou associação com a circunferência da cintura, triglicerídeos, pressão arterial sistólica e TFGe. A TFGe foi correlacionada negativamente com idade, sexo feminino e índice de massa corporal, e positivamente com a excreção urinária de sódio.
Externo à Instituição - ANGÉLICA GONÇALVES SILVA BELASCO - UNIFESP
Interno - 3104681 - JOSE ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO NETO