Banca de DEFESA: RODRIGO DE SOUZA BARCELOS BARROQUEIRO

2017-09-01 17:35:20.079

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO DE SOUZA BARCELOS BARROQUEIRO
DATA: 04/09/2017
LOCAL: Sala 1- PPGCS
TÍTULO: Qualidade de vida, stress e sua correlação com parâmetros bioquímicos e imunológicos na saliva.
PALAVRAS-CHAVES: IL-10, qualidade de vida, citocinas, doença periodontal, climatério, hipertensão.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Imunologia
RESUMO: Investigamos a correlação entre os indicadores de qualidade de vida, a partir do inventário WHQOOL-bref, a concentração salivar de anticorpos IgA, de IL-6, IL-10, interferon-gama e fator de necrose tumoral alfa, por ensaio imunoenzimático (ELISA) e a concentração de glicose, triglicerídeos, ureia, cálcio, por ensaio colorimétrico, de 47 pacientes, portadores de doença periodontal, atendidos na Clinica de Odontologia (CO) da UFMA e em 60 pacientes sendo 40 mulheres no climatério e 20 mulheres jovens, atendidas numa clínica de Ginocologia e Obstetricia do Hospital Universitário da UFMA (CG). Nos dois estudos a populção avaliada pertencia às classes D e E e apresentou qualidade de vida regular, sendo que na CO os melhores escores foram encontrados entre os jovens do sexo masculino, tanto no domínio físico como no psiquico. Em 59% dos pacientes da CO e em 45% da CG apresentaram alguma doença pre-existente, sendo a hipertensão comum aos dois grupos. Os pacientes com doença periodontal apresentaram concentração salivar de IgA normal, e aumento da concentração de IL-10, sem que os demais parametros tenham sido afetados. As maiores concentrações de IgA, IL-10 e IL-6 se correlacionaram aos piores indicadores de qualidade de vida, sendo que o dominio psiquíco foi o que mais influenciou a qualidade de vida global. Nas mulheres climatéricas observamos grande elevação da concentração salivar de TNF-α e IL-10, marcada redução na concentração de ureia e uma maior influencia do dominio físico sobre a qualidade de vida geral. As maiores concentrações de TNF-α e IFN-, IgA e IL-10 tiveram correlação negativa com os diferentes dominios e com a percepção de satisfação em saúde. Além disso, detectamos correlação possitiva entre a concentração de IL-10 e a de glicose e entre IL-6 e triglicerideos. Nas mulheres jovens o dominio fisico foi o que mais influenciou a qualidade de vida. Concluimos que as concentrações de IL-10 na saliva podem ser utilizadas no monitoramento de pacientes com doença periodontal e mulheres do climatério, pois além de se correlacionar aos resultados de qualidade de vida, podem ser utilizados para monitorar tanto ao estresse agudo que acomete os pacientes nas salas de espera dos consultórios, como o estresse cronico das mulheres no climatério, além de interferir na produção de IgA na saliva. Em conjunto os dados mostram a relavancia da quantificação de citocinas na saliva para acompanhamento tanto de pacientes da clinica de periodontia, como mulheres no climatério, indicando que é sempre importante a avaliação holística dos pacientes.
Interno - 407659 - ANTONIO LUIZ AMARAL PEREIRA
Externo ao Programa - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO