Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO GOMES LEITE

DISCENTE: THIAGO GOMES LEITE
DATA: 15/09/2017
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Efeito do exercício isométrico sobre as respostas hemodinâmicas de idosas hipertensas.
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão, Idosas, Treinamento Isométrico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução. Para maior aplicação clínica do treinamento isométrico em idosos hipertensos medicamentados, parece ser apropriado conhecer, mais detalhadamente, a magnitude das respostas hemodinâmicas associadas a esse tipo de esforço, se as respostas hemodinâmicas serão favoráveis durante, imediatamente após e no decorrer das 24 horas do estimulo do treino. Diante destas questões o nosso objetivo foi de avaliar as respostas hemodinâmicas e metabólicas de diferentes protocolos. Objetivo: Investigar as respostas cardiovasculares agudas sobre diferentes protocolos de treinamento isométrico em idosas hipertensas medicamentas em exercício que envolva grande massa muscular. Material e Método: As voluntárias realizaram dois protocolos diferentes: um protocolo de 4 séries de 2 minutos, intensidade de 30% de 1RM e intervalo de 2 minutos (protocolo A) e um outro protocolo com menor tempo de tensão, porém equalizado em densidade com o protocolo B, que consiste em 16 séries de 30 segundos, intensidade de 30% de 1RM e intervalo de 24 segundos. Foram analisadas as seguintes variáveis: pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD), pressão arterial média (PAM) duplo produto (DP), frequência cardíaca (FC), percepção subjetiva de esforço (PSE) e concentração de óxido nitrico. Resultados: Foi observado uma elevação da PAS, PAM, FC e D, quando comparados os valores Pré e Pós. Na comparação das respostas entre os dois protocolos, observou-se uma maior elevação da PAS, PAD e FC no protocolo B. Não se observou mudanças significativas em 1 hora e 24 horas após a sessão de exercício. A concentração de óxido nítrico também não sofreu alterações significativas após o exercício isométrico. Conclusão: O exercício isométrico envolvendo grande massa muscular demonstrou-se seguro, porém uma única sessão de exercício não foi capaz de estimular um efeito hipotensor. A partir dos resultados observados, podemos concluir também que o componente isométrico não possui uma relação direta com o aumento da pressão arterial.Introdução. Para maior aplicação clínica do treinamento isométrico em idosos hipertensos medicamentados, parece ser apropriado conhecer, mais detalhadamente, a magnitude das respostas hemodinâmicas associadas a esse tipo de esforço, se as respostas hemodinâmicas serão favoráveis durante, imediatamente após e no decorrer das 24 horas do estimulo do treino. Diante destas questões o nosso objetivo foi de avaliar as respostas hemodinâmicas e metabólicas de diferentes protocolos. Objetivo: Investigar as respostas cardiovasculares agudas sobre diferentes protocolos de treinamento isométrico em idosas hipertensas medicamentas em exercício que envolva grande massa muscular. Material e Método: As voluntárias realizaram dois protocolos diferentes: um protocolo de 4 séries de 2 minutos, intensidade de 30% de 1RM e intervalo de 2 minutos (protocolo A) e um outro protocolo com menor tempo de tensão, porém equalizado em densidade com o protocolo B, que consiste em 16 séries de 30 segundos, intensidade de 30% de 1RM e intervalo de 24 segundos. Foram analisadas as seguintes variáveis: pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD), pressão arterial média (PAM) duplo produto (DP), frequência cardíaca (FC), percepção subjetiva de esforço (PSE) e concentração de óxido nitrico. Resultados: Foi observado uma elevação da PAS, PAM, FC e D, quando comparados os valores Pré e Pós. Na comparação das respostas entre os dois protocolos, observou-se uma maior elevação da PAS, PAD e FC no protocolo B. Não se observou mudanças significativas em 1 hora e 24 horas após a sessão de exercício. A concentração de óxido nítrico também não sofreu alterações significativas após o exercício isométrico. Conclusão: O exercício isométrico envolvendo grande massa muscular demonstrou-se seguro, porém uma única sessão de exercício não foi capaz de estimular um efeito hipotensor. A partir dos resultados observados, podemos concluir também que o componente isométrico não possui uma relação direta com o aumento da pressão arterial.
Externo ao Programa - 1997129 - CHRISTIAN EMMANUEL TORRES CABIDO
Externo ao Programa - 2415022 - CHRISTIANO BERTOLDO URTADO