Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICYUS TELES CHAGAS

2017-11-20 09:48:09.048

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINICYUS TELES CHAGAS
DATA: 21/11/2017
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Efeitos do extrato rico em polifenois da folha de Syzygium cumini (L.) Skeels sobre a síntese e exportação de triacilglicerois hepática em camundongos com obesidade induzida por L-glutamato monossódico.
PALAVRAS-CHAVES: Proteína microsomal transferidora de triacilgliceróis, hipertrigliceridemia, Syzygium cumini, polifenóis, flavonoides.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: A obesidade abdominal está associada a um grupo de fatores de riscos cardiovasculares inter-relacionados que incluem resistência à insulina, inflamação de baixo grau, prejuízos na tolerância à glicose, diminuição nas concentrações de HDL-C e hipertrigliceridemia. A hipertrigliceridemia é um importante marcador do perfil aterosclerótico devido à elevação plasmática de lipoproteínas ricas em triacilgliceróis (TRLs), lipoproteínas que compreendem primariamente quilomícrons e partículas de VLDL e seus remanescentes. VLDL é sintetizada e secretada pelos hepatócitos em via regulada pela insulina, assim, indivíduos com resistência à insulina, condição comum na obesidade e diabetes tipo 2, apresentam excessiva produção e exportação de VLDL para a circulação. A síntese e lipidação das partículas de VLDL são dependentes da atividade da proteína microsomal transferidora de triacilgliceróis (MTP), uma chaperona residente no lúmen do retículo endoplasmático essencial para geração de lipoproteínas contendo apoB. Desse modo, a inibição da MTP consiste em uma potencial estratégia para redução dos níveis de triacilgliceróis e apoB. Compostos antioxidantes como os polifenóis são reportados como inibidores da MTP hepática. Syzygium cumini (L.) Skeels é uma espécie pertencente à família Myrtacea bastante cultivada no Brasil que possui elevada concentração de polifenóis em suas folhas. Diversas propriedades medicinais que incluem controle da diabetes, atividade antioxidante, antimicrobiana, hepatoprotetora e hipolipemiante. Este trabalho tem como objetivo avaliar os mecanismos anti-hipertrigliceridêmico do Extrato Rico em Polifenois (ERP) das folhas de Syzygium cumini (L.) Skeels relacionados à via de inibição da MTP. O ERP será obtido por maceração seca empregando água:álcool e o extrato bruto será submetido à partição líquido-líquido com solventes de polaridade crescente. O perfil polifenólico do ERP será determinado por cromatografia à líquido acoplado à espectrometria de massas. Camundongos terão obesidade induzida por L-glutamato monossódico e serão tratados com ERP e miricetina. Após o tratamento, soro e tecido hepático serão obtidos para avaliações bioquímicas, histológicas e de expressão gênica e proteica de marcadores da via IRS 1/2-MTP. Estes dados reforçam o potencial anti-hipertrigliceridêmico de Syzygium cumini associado à inibição da MTP.
Externo ao Programa - 2284981 - CLAUDIA QUINTINO DA ROCHA
Externo à Instituição - ELIZABETH SOARES FERNANDES - UNICEUMA