Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA CAROLINE DINIZ BRITO

DISCENTE: ANTONIA CAROLINE DINIZ BRITO
DATA: 18/12/2017
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Sensibilidade e especificidade do índice de massa corporal e circunferência da cintura no diagnóstico de gordura corporal elevada em pacientes renais crônicos não dialíticos: comparação com métodos padrão ouro e pontos de corte.
PALAVRAS-CHAVES: Composição corporal; Insuficiência renal; gordura corporal; Índice de massa corporal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: O estado nutricional surge como um importante preditor de prognóstico na doença renal crônica (DRC), inclusive na fase pré-diálise. A obesidade tem sido identificada como um distúrbio nutricional altamente comum e medidas antropométricas universalmente usadas para seu diagnostico na população geral podem não apresentar a mesma performance em indivíduos com DRC.Objetivo: avaliar a correlação entre índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC) com o percentual de gordura (%GC),obtidos por meio da absorciometria com raios X de dupla energia (DEXA) e pletismografia de deslocamento aéreo(PDA), e identificar melhores pontos de corte para o IMC e CC em indivíduos com DRC em tratamento conservador. Resultados: Foram avaliados 78 pacientes, com média de idade de 54,4±13,9anos. Houve maior prevalência de sobrepeso/obesidade (55,2%), segundo o IMC,e de %GC alto, de acordo com DEXA (69,2%) e PDA (53,8%). A distribuição de gordura abdominal, avaliada pela CC,foi elevada/muito elevada em 76,9%. O IMC e CC apresentaram correlação estatisticamente significante com o %GC obtidos pela DEXA e PDA em ambos os sexos (p<0,05). Para detectar %GC alto, o IMC de 25 kg/m2 apresentou melhores valores de sensibilidade e especificidade para DEXA (73,3% e 66,7%, respectivamente) e PDA (77,3% e 52,9%, respectivamente) para os homens e para o DEXA (79,9% e 46,7%, respectivamente) para as mulheres, porém para a PDA o IMC de 26 kg/m2 seria mais acurado (70,0% e 73,7%, respectivamente).Em relação a CC, o ponto de corte que apresentou melhor sensibilidade e especificidade na detecção do%GC alto foi de 90 cm para o sexo masculino (DEXA - 76,7% e 55,6% e PDA -81,8% e 47,1%, respectivamente) e feminino (DEXA - 75% e 53,3% e PDA - 75% e 47,4, respectivamente). Conclusão:Foi elevada a prevalência de pacientes com excesso de gordura corporal total e na região abdominal. Os pontos de corte dos índices antropométricos (IMC e CC),tradicionalmente usados para detectar obesidade,não foram adequados para esses pacientes.
Interno - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2115503 - NAYRA ANIELLY CABRAL CANTANHEDE