Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO MEDEIROS SANTOS

DISCENTE: CARLOS EDUARDO MEDEIROS SANTOS
DATA: 23/01/2018
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Estudo das alterações morfológicas das articulações temporomandibulares em portadoras de fibromialgia com diagnóstico de disfunção temporomandibular.
PALAVRAS-CHAVES: ATM. DTM. Fibromialgia. Dor miofacial. Características.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Este estudo traz uma abordagem sobre a Disfunção Temporomandibular (DTM), tendo o foco voltado para as alterações morfológicas das articulações temporomandibulares (ATM) em portadoras de fibromialgia com diagnóstico de disfunção temporomandibular (DTM). O objetivo do estudo foi correlacionar alterações morfológicas ósseas, musculares e intra-articulares presentes na ATM de pacientes portadores de fibromialgia e DTM. Trata-se um estudo do tipo analítico, observacional do tipo transversal. O Estudo foi realizado pelo Programa de Atenção ao Paciente Asmático e Casa da Dor-PAPADOR, vinculado a Universidade Federal do Maranhão e ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – HUUFMA. Selecionou-se para a amostra 10 mulheres pacientes do ambulatório do PAPADOR diagnosticadas com fibromialgia, de forma aleatória. Para o estudo procedeu-se com exame clinico e aplicação de questionários cujas questões forma embasadas no Questionário Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular disorders (RDC). Os achados neste estudo foram importantes e eficazes pois, permitiram conhecer as alterações morfológicas das articulações temporomandibulares (ATM) em portadoras de fibromialgia com diagnóstico de disfunção temporomandibular (DTM). Dentre os sintomas a Avaliação clínica revelou: 100% apresentaram estalido, ranger a noite, rigidez matinal e zumbido, e dor miofacial, favorecendo o diagnóstico para DTM. O exame de imagem revelou: Deslocamento de disco com redução (II. A) na articulação esquerda em 70% das mulheres pesquisadas; dentre as alterações degenerativas nas articulações mandibulares encontradas nas pacientes pesquisadas o estudo encontrou 30% com artralgia, 70% com osteoartrite, e, 90% com osteoartrose nas articulações. O desgaste ósseo aparece em 90% das pacientes pesquisadas 60% apresentaram redução do espaço articular e o posicionamento posterior ao côndilo. Concluiu-se que as alterações morfológicas das articulações temporomandibulares (ATM) nas pacientes fibromiálgicas com diagnóstico de DTM, encontram-se compatíveis com outros estudos semelhantes.
Interno - 407659 - ANTONIO LUIZ AMARAL PEREIRA
Externo ao Programa - 2869846 - BRENO MONT ALVERNE HADDADE SILVA