Banca de DEFESA: ROSANA DE JESUS SANTOS MARTINS

DISCENTE: ROSANA DE JESUS SANTOS MARTINS
DATA: 22/01/2018
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Análise do padrão de sono em estudantes do Ensino Médio da rede Pública e Privada.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente; Sono; Distúrbios do sono.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Na adolescência o tempo médio de sono recomendado é de 8 a 10 horas de sono por noite, devendo possuir qualidade e quantidade determinada para manter um estado de vigília durante o dia. Uma má qualidade de sono trás uma resposta imediata, sendo possível observar queda no rendimento no dia seguinte, além de sonolência excessiva diurna, flutuação no humor, lentidão de raciocínio, mau desempenho escolar e predisposição a acidentes. Estudo transversal de abordagem quantitativa realizada com adolescentes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas e privadas no município de São Luís, Maranhão. A amostra final foi composta por 1042 alunos, que responderam aos questionários: com dados gerais do adolescente, o questionário de Pittsburgh, de Epworth e ao Diário do Sono. Foi possível observar que entre os adolescentes participantes da pesquisa a maioria dos adolescentes dormem em média 7 horas e 20 minutos (± 0:55) por dia, o que é considerado insuficiente para esta fase da vida, a maioria dos adolescentes classificaram seu sono ruim e 12,4% apresentam distúrbios do sono. Além disso, 50,1% dos adolescentes apresentam sonolência excessiva diurna. Foi possível identificar por meio desse estudo, uma baixa duração de sono entre os adolescentes, assim como uma qualidade de sono que trás como consequências presença de distúrbios do sono nesta fase da vida. Assim, faz-se necessárias ações voltadas para a higiene do sono dos adolescentes.
Presidente - 1199145 - CRISTIANE FIQUENE CONTI
Externo ao Programa - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL