Banca de DEFESA: ELIAKIM DO NASCIMENTO MENDES

DISCENTE: ELIAKIM DO NASCIMENTO MENDES
DATA: 29/01/2018
LOCAL: PPGCS Sala 1
TÍTULO: Consumo alimentar e estado nutricional de pacientes portadores de insuficiência cardíaca.
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Cardíaca; Consumo de Alimentos; Estado Nutricional.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: O termo Insuficiência Cardíaca (IC) pode ser definido como a incapacidade de manutenção de um debito cardíaco adequado ou quando o coração consegue faze-lo a custo do aumento da pressão do ventrículo ocasionando inadequado suprimento sanguíneo para atender necessidades metabólicas tissulares. Estima-se que um milhão de admissões hospitalares por ano tenham como diagnóstico inicial a IC. É uma das principais causas de mortalidade no Brasil. A maioria dos pacientes com IC não atingem as necessidades calóricas com a ingestão habitual de alimentos. Neste contexto, objetivou-se avaliar o estado nutricional, consumo alimentar e aceitação da dieta de pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). O estudo é analítico do tipo transversal, que avaliou 31 pacientes portadores de insuficiência cardíaca, internados no setor de clínica médica do HUUFMA, no período de Fevereiro a Agosto de 2017. A análise estatística foi realizada utilizando-se o programa STATA 14, considerou-se nível de significância quando p<0,05. A média de idade foi de 57,3 +15,7 anos, pacientes do sexo masculino (80,6%), 54,8% provenientes da capital São Luís. Foi prevalente pacientes que se auto denominavam pardos (64,5%) e 48,4% tinham ensino fundamental completo. Nos hábitos de vida 71,0% são ex-fumantes, e 87,1% negaram etilismo. A etiologia predominante da IC foi de origem isquêmica (25,8%), seguido de hipertensiva e doença valvar, ambos com 22,5%. Na análise das comorbidades 90,3% tinham hipertensão e 42,0% diabetes. Houve prevalência dos pacientes em risco nutricional (67,03 %) e 19,3% apresentavam baixo peso. O consumo percentual médio e carboidrato, proteína e lipídeo foi: 45,1+9,3%, 21,8+6,3% e 32,9+6,6%. A média de aceitação da dieta hospitalar foi de 84,1+13,8%. Com este estudo foi possível confirmar que o consumo alimentar dos pacientes com insuficiência cardíaca está abaixo das necessidades calóricas diárias podendo refletir numa depleção do estado nutricional e no aumento do risco nutricional visto que houve um elevado índice de baixo peso.
Externo ao Programa - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Externo à Instituição - CAROLINA ABREU DE CARVALHO - IFMA