Banca de DEFESA: ELIAKIM DO NASCIMENTO MENDES

DISCENTE: ELIAKIM DO NASCIMENTO MENDES
DATA: 29/01/2018
LOCAL: PPGCS Sala 1
TÍTULO: Consumo alimentar e estado nutricional de pacientes portadores de insuficiência cardíaca.
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiencia Cardíaca; Consumo de Alimentos; Estado Nutricional
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A Insuficiência Cardíaca (IC) por si só não é considerada uma doença, é descrita como uma síndrome caracterizada pela incapacidade de manutenção de um debito cardíaco adequado ou quando o coração consegue faze-lo a custo do aumento da pressão do ventrículo. Fatores mutáveis e imutáveis podem desencadear um quadro de IC como: hipertensão, arritmias alcoolismo, infarto, alimentação irregular, entre outros. Há diversos mecanismos catabolicos envolvidos que podem levar a desnutrição se associado a alimentação inadequada. Os pacientes acometidos por essa síndrome, em geral, não atingem as necessidades nutricionais recomendadas. Neste sentindo, objetivou-se verificar adequação do consumo alimentar e a relação com o estado nutricional de pacientes portadores de insuficiência cardíaca internados no HUUFMA. Realizou-se um estudo transversal onde foram incluídos 31 pacientes. Avaliou-se história de saúde, consumo habitual de alimentos, adequação de macro e micronutrientes de acordo com recomendações nutricionais. Avaliou-se ainda o estado nutricional e o risco nutricional. O teste Shapiro-Wilk foi utilizado para avaliar normalidade, teste t de Student nas variáveis numéricas e teste Chiquadrado para identificar associações. Considerou-se significativo p<0,05. A média de idade foi de 57,3 +15,7 anos, predominância de pacientes do sexo masculino (80,6%), 54,8% moradores de São Luís. A etiologia predominante foi de origem isquêmica (25,8%), seguido de hipertensiva e doença valvar, ambos com 22,5%. Na análise das comorbidades 90,3% hipertensos e 42,0% diabeticos. Houve prevalência dos pacientes em risco nutricional (67,03 %) e 19,3% apresentavam baixo peso na avaliação do estado nutricional. A análise do consumo alimentar revelou inadequação em todos os nutrientes analisados. Com este estudo foi possível identificar que o consumo alimentar dos pacientes com insuficiência cardíaca está inadequado em todos os nutrientes analisados, podendo ter sido refletido num elevado índice de risco nutricional e considerável número de pacientes com baixo peso durante internação hospitalar.
Presidente - 3104681 - JOSE ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO NETO
Externo ao Programa - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA