Banca de DEFESA: THIAGO GOMES LEITE

DISCENTE: THIAGO GOMES LEITE
DATA: 16/03/2018
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Efeito do exercício isométrico equalizado em densidade sobre as respostas hemodinâmicas de idosas hipertensas.
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão; Idosas Treinamento Isométrico; densidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: IIntrodução. O exercício isométrico tem se mostrado com grande potencial na redução da pressão arterial, entretanto principalmente para a população idosa hipertensa os efeitos das variáveis de treinamento, como densidade, ainda são controversos. Assim o objetivo deste estudo foi investigar as respostas cardiovasculares agudas do exercício isométrico equalizado em densidade, na população idosa hipertensa (medicamenta), em resposta a um protocolo que envolva grande massa muscular. Objetivo: Investigar as respostas cardiovasculares agudas em diferentes protocolos de treinamento isométrico equalizado em idosas hipertensas medicamentadas. Material e Método: As voluntárias realizaram dois protocolos de treinamento isométrico equalizados em densidade. Protocolo A: 4 séries de 2 minutos, intensidade de 30% de 1RM e intervalo de 2 minutos entre cada série (protocolo A); Protocolo B: 16 séries de 30 segundos, intensidade de 30% de 1RM e intervalo de 24 segundos entre cada série. Foram analisadas as seguintes variáveis: pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD), pressão arterial média (PAM) duplo produto (DP), frequência cardíaca (FC), percepção subjetiva de esforço (PSE) e concentração de nitrato e nitrito. Resultados: Foi observado uma elevação da PAS, PAM, FC e DP, no momento pós comparado com o momento pré. Na comparação das respostas entre os dois protocolos, observou-se uma maior elevação da PAS, PAD e FC no protocolo B. Não foi possível observar efeito hipotensor imediatamente após, em 1 hora e/ou 24 horas após as sessões de exercício. A concentração de nitrito e nitrato também não sofreu alterações significativas após o exercício isométrico. Conclusão: O exercício isométrico envolvendo grande massa muscular demonstrou-se seguro, porém uma única sessão de exercício não foi capaz de estimular um efeito hipotensor. Os achados deste estudo demonstraram também respostas hemodinâmicas diferentes em protocolos de exercício isométrico equalizados em densidade.
Externo à Instituição - ANA EUGENIA RIBEIRO DE ARAUJO FURTADO ALMEIDA - UNICEUMA
Externo ao Programa - 2415022 - CHRISTIANO BERTOLDO URTADO
Interno - 2042280 - MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO