Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO FARIAS MARTINS JUNIOR

2018-04-11 10:50:35.569

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO FARIAS MARTINS JUNIOR
DATA: 16/04/2018
HORA: 17:00
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Educação, treino de estabilidade e movimento dinâmico: influência nos escores de incapacidade, dor, medo do movimento e resiliência em pacientes com lombalgia crônica.
PALAVRAS-CHAVES: Dor lombar, Exercício, Educação, Incapacidade.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: A dor lombar crônica é uma condição incapacitante. Apesar de existirem vários métodos de intervenção, as estratégias conservadoras são as mais preconizadas para esses pacientes. Dentre elas, as intervenções envolvendo exercícios físicos e educação vem ganhando destaque nos últimos anos. No entanto, ainda não há consenso sobre o melhor método e/ou protocolo a ser utilizado. Objetivo: Testar os efeitos das intervenções de educação, treino de estabilidade e movimento dinâmico na modificação de escores de incapacidade, dor, medo do movimento, resiliência e variabilidade da frequência cardíaca em pacientes com lombalgia crônica. Métodos: Ensaio clinico randomizado controlado, com 40 participantes divididos em 2 grupos, apresentando lombalgia crônica com idade 18 a 65 anos. O grupo exercício foi submetido ao treinamento de estabilidade e movimento dinâmico durante 6 semanas, 2 vezes semanais, durante 60 minutos. O grupo educação recebeu orientações sobre causas e tratamento da lombalgia, crenças do medo e evitação do movimento e sobre postura e movimentação correta para atividades do dia a dia. As sessões ocorreram durante 3 semanas, por meio de um encontro semanal com duração de 4 horas. O desfecho primário foi a incapacidade e para os desfechos secundários dor, medo do movimento, resiliência e variabilidade da frequência cardíaca. Resultados: Os resultados parciais mostraram que os pacientes do grupo exercício apresentaram redução nos escores de incapacidade (p<0.001), dor no momento (p=0.01) e dor geral (p=0.010). Não foram observadas diferenças para o medo do movimento (p=0.20) e em nenhum dos domínios para a variabilidade da frequência cardíaca. O grupo educação ainda está em fase de análise. Conclusão: O treinamento de estabilidade e movimento dinâmico foi eficaz na redução da incapacidade, além de reduzir também a dor.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2250598 - MARIA DO SOCORRO DE SOUSA CARTAGENES
Externo ao Programa - 1691999 - MARIO NORBERTO SEVILIO DE OLIVEIRA JUNIOR

fim do conteúdo