Banca de QUALIFICAÇÃO: ETIENE EXPEDITA PEREIRA SANTOS FERREIRA

DISCENTE: ETIENE EXPEDITA PEREIRA SANTOS FERREIRA
DATA: 29/11/2018
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Análise da qualidade do sono em discentes dos cursos de graduação do CCBS da Universidade Federal do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Graduandos, Qualidade do sono e Ciências biológicas e da saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Avaliar a qualidade do sono de adultos que desenvolvem continuamente atividades diurnas, não é uma tarefa fácil, uma vez que as obrigações diárias e o bem estar são duas vertentes que dificilmente andam juntas. Na universidade, os estudantes são frequentemente caracterizados pelo sono insuficiente, aumento do consumo de bebidas alcoólicas ou com cafeína. Os padrões de refeição e de sono são irregulares, o que pode repercutir negativamente na saúde e no bem-estar. Assim, objetivou-se analisar a qualidade de sono dos discentes dos cursos de graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo transversal realizado no período de outubro de 2017 a Julho de 2018 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís- MA, Brasil. A população- alvo envolveu estudantes de graduação, de ambos os sexos, devidamente matriculados nos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Atualmente este contingente é estimado em 2.892 alunos, distribuídos em 8 cursos, a saber: Ciências Biológicas, Oceanografia, Odontologia, Medicina, Farmácia, Educação Física, Nutrição e Enfermagem. Foram utilizados para a pesquisa 4 ferramentas: Questionário Sócio Demográfico, Questionário de Epworth, Questionário de Pittsburgh e o diário do sono. Identificou-se que fatores como: ir à universidade em ônibus, levar entre 1h e 2h para realizar o percurso, afirmar que o sono atrapalha estudar, apresentar alteração de humor e sentir raiva quando ficam muito tempo sem dormir, estão relacionados à pobre qualidade do sono e até distúrbios do sono nos alunos do CCBS. Para o diagnóstico de sonolência excessiva diurna, destacou-se as mulheres, graduandos com idade entre 19 e 29 anos, uso do despertador em dias de aula e dias que não possuem aula, tirar sesta durante o dia, estudar para provas entre 18h e 23h59, sentir sono durante a tarde e afirmar que o sono afeta o rendimento acadêmico. Do mesmo modo, analisou-se que os discentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde relataram possuir maior dificuldade em ter as horas de sono conforme estabelecidos (8 horas), no entanto, usando o diário do sono, verificou-se uma mediana de sono de 7 horas noturnas. Conclui-se que os instrumentos utilizados foram fundamentais para analisar a qualidade de sono dos discentes do CCBS e constituem ferramenta importante para o profissional da saúde.
Interno - 2263518 - NELO EIDY ZANCHI
Interno - 1136091 - PAULO VITOR SOEIRO PEREIRA