Banca de DEFESA: JOANA KÁTYA VERAS RODRIGUES SAMPAIO NUNES

2018-12-06 10:45:46.719

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA KÁTYA VERAS RODRIGUES SAMPAIO NUNES
DATA: 13/12/2018
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Espiritualidade, religiosidade e morbidades em estudantes de medicina: estudo comparativo de duas universidades brasileiras.
PALAVRAS-CHAVES: Religiosidade. Espiritualidade. Educação médica. Depressão. Ansiedade. Estudantes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: mudanças na Religiosidade/Espiritualidade (R/E) entre estudantes de medicina durante a graduação, e sua influência na saúde mental, são poucas avaliadas. Objetivo: Avaliar a influência da R/E, suas flutuações/relação com os níveis de depressão, ansiedade, bem-estar subjetivo durante a graduação em estudantes de medicina e seus determinantes. Materiais e Métodos: estudo transversal, analítico, comparativo, com estudantes de medicina do 1° ao 6° ano, com idade mínima de 18 anos. Na coleta de dados utilizou-se: dados sociodemográficos, Escala de Avaliação de Espiritualidade em Contextos de Saúde (EAECS), Escala de Bem-Estar Espiritual, Índice de Religiosidade de Duke, Escala de Bem-Estar Subjetivo, Inventário de Depressão de Beck II e Inventário de Ansiedade de Beck. Utilizou-se, Regressão logística não ajustada e ajustada, Qui-Quadrado, Correlação de Spearman, ANOVA ou Kruskal-Wallis e regressão linear multivariada para avaliar fatores associados aos desfechos. Resultados: prevaleceu mulheres (60,5%), brancos (45,9%), solteiros (93,8%), da capital e região metropolitana (65,3%), atividade física (68,1%) e etilistas (80,2%), igualmente distribuídos nos níveis: Básico (33,4%), Intermediário (33,3%) e Internato (33,3%). A frequência de depressão (18,4%) e ansiedade (20,6%), moderada a grave foram significantes (p > 0,05). Na R/E observou-se escores elevados das crenças/otimismo/esperança (69,7%). Houve maior frequência de estudantes com escores baixos de Religiosidade Organizacional (63,1%), escores elevados de Religiosidade Não Organizacional (64,7%), e Religiosidade Intrínseca (70,4%). Observou-se escores altos no Bem-Estar Religioso (61%), Bem-Estar Geral, (54,4%), e moderado (52%) no Bem-Estar Existencial. Nos Afetos Negativos houve maior frequência de estudantes com baixos escores (81,2%) e escores elevados de Afetos Positivos (72,7%) e Satisfação (58,1%). Altos escores de Afetos Positivos, escore moderado a alto de Bem-Estar Existencial, contribuíram para a redução de chances de 50% a 80% de depressão entre os avaliados. A depressão foi diretamente proporcional ao aumento do escore de Afetos Negativos, e inversamente aos escores de Bem-Estar Existencial e Bem-Estar Geral, como também, o aumento de sintomas da ansiedade foi diretamente correlacionado ao aumento do escore de Afetos Negativos. Na regressão logística, sintomas de ansiedade, escores altos de Afetos Negativos, sexo feminino, foram fatores que predispuseram ao aparecimento de sintomas de depressão. Para a ansiedade, o ajuste demonstrou aumento do risco de sintomas para o escore alto de Afetos Negativos, sintomas de depressão, Religiosidade Intrínseca elevada e sexo feminino. Houve piora nas médias dos escores de R/E no 7º semestre, e uma piora nas médias dos escores de depressão, ansiedade e da EAECS, nos 7º e 12º semestres. Religiosidade Organizacional, Bem-Estar Religioso, crenças/otimismo /esperança, apresentaram um aumento β significativo (p < 0,05), para os semestres de formação e sexo feminino. Religiosidade Não Organizacional, Religiosidade Intrínseca, Bem-Estar Existencial e Bem-estar Geral, apresentaram aumento β significativo (p < 0,05), para a idade e sexo. Sintomas de ansiedade foi a única variável com aumento do coeficiente de regressão β, para a variável sexo feminino (p < 0,05). Conclusão: Enfretamento negativo das dificuldades encontradas por estudantes de medicina na graduação, R/E positiva reduzida, podem revelar risco para ansiedade, especialmente em estudantes do 7º e 12º semestres.
Externo ao Programa - 3089365 - ANA HELIA DE LIMA SARDINHA
Externo ao Programa - 407212 - IVAN ABREU FIGUEIREDO