Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNA CADILHE DE OLIVEIRA COSTA

DISCENTE: RAYANNA CADILHE DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 12/12/2018
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Associação da função renal e composição corporal de transplantados renais do Estado do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Composição corporal; Taxa de Filtração Glomerular; Transplante de rim; Estado nutricional.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: Após o transplante renal (TxR), é esperada a melhora da função renal, assim como a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Porém, os pacientes que se submetem ao TxR tendem a ter alterações da composição corporal e do estado nutricional. Estudos demonstram que há uma mudança de composição corporal, com o aumento de gordura após o transplante. Sabe-se que um adequado estado nutricional pós-transplante renal contribui na manutenção da função renal adequada. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre a composição corporal e função renal de pacientes transplantados renais no estado do Maranhão. Métodos: A avaliação da função renal foi utilizada por meio da Taxa de Filtração Glomerular estimada (TFGe), que foi obtida a partir da fórmula do CKD-EPI, utilizando o valor da creatinina como referências para o cálculo. O estado nutricional foi avaliado segundo o Índice de Massa Corporal (IMC). A avaliação da composição corporal foi realizada por meio da Pletismografia de Deslocamento Aéreo (PDA), e o percentual de gordura corporal (%GC) foi classificado entre 23 e 28% para homens, e entre 31 e 35% para mulheres, de acordo coma faixa etária. Os dados foram analisados no programa estatístico STATA 14.0 Resultados: Foram avaliados 145 pacientes transplantados renais, com média de idade de 46,6 ± 11,4 anos, do sexo masculino (55,8%), de cor parda (66,9%), com escolaridade ≥ 9 anos de estudo (66,2%), aposentados ou beneficiários do INSS (55,1%), casados (51,0%), residentes na capital do estado do Maranhão (65,5%). A média de tempo de transplante foi de 5,7 ± 4,4 anos, e a média da TFGe encontrada foi de 55,8 ± 21,1 mL/min/1,73m². Foi encontrado ainda um número maior de pacientes com enxerto proveniente de doador falecido (50,3%), classificados com estado nutricional de excesso de peso (51,0%) segundo o IMC, e apresentando %GC alto (55,8%) segundo a PDA. Houve ainda predomínio no diagnóstico dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica (83,6%). Observou-se associação estatisticamente significativa entre o IMC e o %GC obtido pela PDA, independente do sexo (p <0,001). Quando associada a função renal e o excesso de peso avaliado pelo IMC, observou-se que 73,0% das mulheres transplantadas renais com TFGe ≥ 60 mL/min/1.73m2 estavam com excesso de peso (p=0,053). Quanto a avaliação da função renal de acordo com o %GC alto avaliado pela PDA, observou-se que 44,4% das mulheres transplantadas renais com TFGe ≥ 60 mL/min/1.73m2 e 46,6% daquelas com TFGe entre 59 e 30 mL/min/1.73m2 estavam com o percentual de gordura corporal elevado (p<0,05). Conclusão: Foi elevada a prevalência de pacientes transplantados renais com excesso de gordura corporal avaliada pelo IMC, e %GC por meio da PDA. Observou-se correlação estatisticamente significante dos índices antropométricos (IMC e PDA). Foi encontrada ainda, associação da gordura corporal elevada apenas com o grupo com maior TFG em mulheres.
Externo ao Programa - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Externo ao Programa - 2098873 - ANDREA MARTINS MELO FONTENELE