Banca de QUALIFICAÇÃO: YANKEE COSTA MAGALHÃES

DISCENTE: YANKEE COSTA MAGALHÃES
DATA: 20/12/2018
LOCAL: Auditório Central no 4º andar do Hospital Universitário Presidente Dutra
TÍTULO: Cromoblastomicose: apresentação clínica, evolução terapêutica e associação com alterações histopatológicas
PALAVRAS-CHAVES: Cromoblastomicose; Fungo; Histopatológico; Tratamento.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A cromoblastomicose é uma doença causada por fungos melanizados que possuem evolução lenta, podendo cronificar na falta de tratamento, especialmente, no início da clínica, atingindo, principalmente os membros inferiores. De natureza cosmopolita, a doença está presente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta. Sem tratamento específico, utiliza-se para tratamento da cromoblastomicose o uso de vários antifúngicos, sendo o itraconazol o tratamento de maior escolha, além de outros tratamentos como nitrogênio líquido que pode ser utilizado para extrair lesões de menores extensões. A pesquisa objetivou investigar a associação entre os achados histopatológicos e forma clínica, gravidade da doença e terapias realizada em pacientes com os agentes etiológicos. Teve como método exame histopatológico e microbiológico de biópsias coletadas de pacientes atendidos no momento do diagnóstico clínico com cromoblastomicose, e outra coleta de biópsia entre 6 meses a 12 meses de tratamento com exame histopatológico para avaliação da resposta inflamatória local. Nos resultados foram encontrados 52 pacientes com cromoblastomicose, onde foram avaliados os achados histopatológicos, gravidade, dados clínicos e epidemiológicos. A maior ocorrência da doença foi do sexo masculino, com média de idade de 57, 9 (+12.2), tendo a profissão de lavrador como a mais prevalente. Os achados histopatológicos são mais evidentes nas lesões em placa do que nas demais lesões investigadas. Para os achados histopatológicos frequentes, os maiores percentuais ocorreram em linfócitos (11/22,92%), granuloma de Langherans (10/20,83%), na gravidade moderada aplicou-se o teste ANOVA para um critério, considerando-se o IC = 95%, um (p) = 0.0320. Para achados numerosos, os maiores percentuais ocorreram em hiperplasia pseudoepiteliomatosa (15/23,81%); e polimorfonuclear (13/20,63) já com a gravidade moderada foi obtido um (p) = 0.0052. Dessa maneira conclui-se que a doença acomete mais homens, trabalhadores rurais com 50 anos ou acima desta faixa etária. Apresentou maior prevalência de pacientes com lesões com gravidade moderada, tipo lesional em placa e que habitam regiões quentes e úmidas.
Interno - 1701663 - LUCILENE AMORIM SILVA
Externo ao Programa - 407402 - RAIMUNDA RIBEIRO DA SILVA