Banca de DEFESA: LORENA LAUREN CHAVES QUEIROZ

2019-01-24 14:12:08.678

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA LAUREN CHAVES QUEIROZ
DATA: 25/01/2019
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Lipidômica e pré-eclâmpsia.
PALAVRAS-CHAVES: Pré eclâmpsia, Lipidômica, Acilcarnitinas, Lisofosfatidilcolinas, Esfingomielinas, Espectometria de Massa.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A Pré-Eclâmpsia (PE) é um distúrbio da gravidez potencialmente fatal, cuja patogênese não é completamente entendida. A origem da PE ocorre muito cedo na gravidez, por isso muitos marcadores biofísicos e bioquímicos têm sido propostos como preditores de pré-eclâmpsia. O objetivo deste estudo foi avaliar detalhadamente o perfil lipídico, a fim de identificar possíveis alterações, abrindo uma nova perspectiva para a compreensão dos distúrbios metabólicos vivenciados pelas gestantes com PE, usando uma abordagem lipidômica envolvendo espectrometria de massa. Analisou-se o perfil lipídico sérico em 40 gravidas com pré eclampsia e normais, e não houve diferença entre os dois grupos em relação à idade, estado civil, cor, escolaridade, trabalho ou renda familiar. Ao aplicar uma abordagem lipidômica e espectrometria de massa. Espécies lipídicas do tipo acilcarnitinas (C0, C3 e C5) apresentaram alteraçoes significantes (p < 0,05). Observou-se também que as lisofosfatidilcolinas (lysoPC a C20:4 e a lysoPC a C28:1) aparecem inicialmente dentre os metabólitos que apresentaram diferenças estatisticamente significantes, mas após a correção de múltiplos testes aplicando Benjamini-Hochberg (BH) essa significância não se manteve. Porem destaca-se que as lysoPC.a.C 16.1; 18.1; 20:4 e a 28:1 apresentaram concentraçoes aumentadas no grupos pre eclampsia. Um aumento nos níveis plasmáticos de esfingomielinas C18.0, C18. 1, C20. 2, C24.1, C26.0 e C26.1 foram observados em pacientes com pré-eclâmpsia. Após análise multivariada e aplicação de BH, os valores foram significativos apenas para os metabólitos SM C18: 0, SM C18: 1 e SM C26: 0. Este estudo detectou alterações lipídicas, especialmente em acilcarnitinas em gestantes com pre -eclampsia, bem como correlações com as lisofosfatidilcolinas, alem de gestantes com pré-eclâmpsia com elevação de Esfingomielina, o que pode estar associado ao processo de instalação da pré-eclâmpsia. Tais metabolitos podem auxiliar no conhecimento da gênese da pré-eclâmpsia, que poderão no futuro ser úteis na investigação de doenças associadas à pre eclampsia. Novos estudos são necessários para a confirmação desses dados.
Presidente - 3104681 - JOSE ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO NETO
Externo ao Programa - 406507 - LUCIANE MARIA OLIVEIRA BRITO