Banca de DEFESA: ETIENE EXPEDITA PEREIRA SANTOS FERREIRA

DISCENTE: ETIENE EXPEDITA PEREIRA SANTOS FERREIRA
DATA: 02/04/2019
LOCAL: Sala 2 do Prédio da Pós-graduação do CCBS
TÍTULO: Análise da qualidade do sono em discentes dos cursos de graduação do CCBS da Universidade Federal do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Sonolência excessiva diurna, Pittsburgh, Ciências biológicas e da saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Avaliar a qualidade do sono de adultos que desenvolvem continuamente atividades diurnas, não é uma tarefa fácil, uma vez que as obrigações diárias e o bem estar são duas vertentes que dificilmente andam juntas. Na universidade, os estudantes são frequentemente caracterizados pelo sono insuficiente, aumento do consumo de bebidas alcoólicas ou com cafeína. Os padrões de refeição e de sono são irregulares, o que pode repercutir negativamente na saúde e no bem-estar. Assim, objetivou-se analisar a qualidade de sono dos discentes dos cursos de graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo transversal realizado no período de outubro de 2017 a Dezembro de 2018 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís- MA, Brasil. A população- alvo envolveu estudantes de graduação, de ambos os sexos, devidamente matriculados nos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Atualmente este contingente é estimado em 2.892 alunos, distribuídos em 8 cursos, a saber: Ciências Biológicas, Educação Física Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Oceanografia e Odontologia. Foram utilizados para a pesquisa 4 ferramentas: Questionário Sócio Demográfico, Questionário de Pittsburgh Questionário de Epworth, e o Diário do Sono. O principal achado nesta pesquisa foi verificar que maior parte dos alunos estão com má qualidade do sono e apresentam SED. Verificou-se ainda que estes dois fatores estão significativamente correlacionados. Pela observação dos resultados, também identificamos que os discentes apresentam duração de sono diferente nos dias da semana, e além disso, as variáveis sociodemográficas estiveram associadas ao comportamento de sono considerado de risco.
Presidente - 1199145 - CRISTIANE FIQUENE CONTI
Externo à Instituição - Luciane Bizari Coin de Carvalho - UNIFESP