Banca de DEFESA: RAYANNA CADILHE DE OLIVEIRA COSTA

DISCENTE: RAYANNA CADILHE DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 18/04/2019
LOCAL: Auditório Vermelho do HUUFMA -Unidade Presidente Dutra – 4° Andar
TÍTULO: Proposta de ponto de corte do índice de massa corporal (IMC) para diagnóstico de obesidade em transplantados renais: comparação com método padrão ouro.
PALAVRAS-CHAVES: Índice de massa corporal (IMC); Obesidade; Percentual de gordura corporal (%GC); Transplante de rim.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: Indivíduos transplantados renais (TxR) apresentam elevada prevalência de obesidade acompanhada do aumento da gordura corporal total. O índice de massa corporal (IMC) é um método universalmente utilizado na avaliação nutricional, mas não identifica a composição corporal. A Pletismografia por deslocamento de ar (PDA) é um método padrão-ouro na avaliação da composição corporal, no entanto apresenta um elevado custo. Objetivo: Determinar um ponto de corte do IMC para diagnóstico de obesidade em TxR por meio da análise da sensibilidade e especificidade do IMC com a adiposidade corporal obtida pelo método padrão ouro PDA. Métodos: Estudo transversal com 145 indivíduos TxR de todo o estado do Maranhão, acompanhados no Centro de Prevenção de Doenças Renais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Foram aferidos peso e estatura para avaliação do estado nutricional por meio do IMC e estimado o %GC utilizando-se a PDA (BOD POD – COSMED®, Itália). Para avaliar o desempenho diagnóstico do IMC na detecção do %GC alto, foi aplicada a análise ROC (ReceiverOperatingCharacteristic). A precisão do diagnóstico refere-se à capacidade do IMC em discriminar os indivíduos com %GC alto daqueles com %GC normal ou baixo. Para isso, foram determinadas AUC (AreaUnderthe ROC Curve). Em seguida, foram calculadas a sensibilidade e especificidade entre o IMC e o %GC obtido pela PDA. Os valores indicados que constituem pontos de corte foram os que apresentaram um equilíbrio mais adequado entre sensibilidade e especificidade para o IMC. O nível de significância adotado foi de 5%. As análises foram realizadas no STATA 14.0®. Resultados: Os indivíduos TxR possuíam média de idade de 46,7±12,0 anos. Houve prevalência de excesso de peso pelo IMC (51,0%) e %GC alto pela PDA (55,9%). Os pontos de corte do IMC para indivíduos TxR foram: 25,2 kg/m2 para homens (sensibilidade: 86,1%; especificidade: 80,0%) e 23,4 kg/m2 para mulheres (sensibilidade: 95,6%: especificidade: 79,0%). Conclusão: A utilização do IMC com pontos de corte propostos contribuirá para um diagnóstico precoce da obesidade em TxR, possibilitando uma intervenção imediata, prevenindo complicações, aumentando o tempo de vida do enxerto e reduzindo a mortalidade.
Interno - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA