Banca de DEFESA: RAFAELA PONTES DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: RAFAELA PONTES DE ALBUQUERQUE
DATA: 10/05/2019
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Avaliação da resposta inflamatória de lesão medular em ratos produzida pelo modelo experimental de transecção.
PALAVRAS-CHAVES: Lesão medular; Inflamação; Degeneração neuronal; Estresse oxidativo.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO: A lesão traumática da medula espinhal acomete mundialmente milhares de pessoas, ocasionando déficits neurológicos com perda parcial ou total de capacidade sensorial/motora. Ainda não existem terapias que restaurem completamente a função após uma lesão medular, podendo estar relacionado a cascata de eventos que aumentam a reação inflamatória local, levando à destruição progressiva do tecido neuronal, o que acaba prejudicando a sua regeneração espontânea e recuperação funcional. Dessa forma, esta pesquisa avaliou a resposta inflamatória tecidual da medula espinhal em ratos submetidos à lesão de medula por transecção medular completa por caracterização morfológica. Foram utilizados ratos da espécie Rattus norvegicus (variedade albinus) da linhagem Wistar, adultos com 60 dias de idade, machos, provenientes do Biotério Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os animais foram divididos em dois grupos experimentais: o controle (ratos sem procedimento cirúrgico); e os lesionados (ratos submetidos ao procedimento cirúrgico de laminectomia com transecção completa da medula espinhal). Após 48 horas do procedimento cirúrgico foram realizadas avaliações motoras através da escala de Basso, Beattie e Bresnahan (BBB), sendo utilizado apenas os animais que obtiveram escore zero. Após o período de 3, 7, 14, 21 dias do procedimento cirúrgico, os animais foram eutanasiados e a medula espinhal lesionada removida para a realização histotécnica (histologia, microscopia de varredura e imunohistoquímica utilizando os anticorpos NOX2, anti-CD43, anti-GFAP) para melhor avaliação da resposta inflamatória tecidual. Podemos concluir que a lesão de medula espinhal produzida pelo modelo cirúrgico experimental utilizado nesta pesquisa reproduz, de maneira homogênea, a incapacidade funcional, sensorial e motora graves, tendo grande relevância clínica à medida que induziu a alterações histopatológicas progressivas, inflamatórias e desmielinização que foram intensificadas com a duração de tempo após a lesão da medula espinhal.
Externo à Instituição - ALANA LISLEA DE SOUSA - UEMA
Interno - 238.478.163-49 - ANA LÚCIA ABREU SILVA - UEMA