Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DA SILVA BASTOS

2019-07-26 10:39:43.938

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA DA SILVA BASTOS
DATA: 30/07/2019
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Análise das vulnerabilidades ambientais da Leishmaniose Visceral Humana e prevalência da doença canina em Municípios da baixada maranhense.
PALAVRAS-CHAVES: Leishmaniose Visceral. Baixada Maranhense. Índice de Desenvolvimento Humano. Ecoepidemiologia. Doenças negligenciadas.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO: O objetivo da presente pesquisa foi identificar as vulnerabilidades ambientais associadas a Leishmaniose Visceral Humana e a prevalência da doença canina em municípios da Baixada Maranhense – MA. A pesquisa está sendo realizada em 10 dos municípios que integram a Microrregião da Baixada Maranhense, correspondendo aos municípios de Pinheiro, Arari, Matinha, Viana e São Bento (maiores IDH), Bela Vista do Maranhão, Monção, Cajari, Pedro do Rosário e Conceição do Lago Açú (menores IDH). A população em estudo foi constituída por cães domiciliados de cada município, de ambos os sexos, com ou sem raça definida, idade mínima de seis meses, cujos proprietários aceitaram participar do estudo, após conhecimento dos objetivos e importância do estudo, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. O perfil clínico dos cães foi estabelecido no momento da coleta por meio da presença ou não de sinais clínicos, que foram agrupados em uma ficha clínica. A triagem dos cães foi realizada com a utilização do teste rápido TR DPP® Leishmaniose Visceral Canina do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos/FIOCRUZ. Foram coletados 5mL de sangue em cães para análise sorológica e punções aspirativas de linfonodos para o exame parasitológico e a realização da reação em cadeia de polimerase (PCR). As amostras foram transportadas sob refrigeração dos locais de coletas para a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e para o LACEN. Foram realizados esfregaços da punção aspirativas do linfonodo em lâminas de vidro e posteriormente coradas pelo Giemsa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Experimentação Animal (CEEA) da UEMA, sob protocolo N°037/2017. Até o momento da pesquisa, foram visitados 6/10 municípios, dos quais foram coletadas 204 amostras de sangue para a detecção da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) pelo teste rápido DPP® Leishmaniose Canina – Bio-Manguinhos – Fiocruz e por meio do ensaio imunoenzimático por meio do teste ELISA (EIE LVC Bio-manguinhos®), sendo 88 reagentes para a LVC. Entre os seis municípios analisados, Arari e Cajari apresentaram o maior número de animais com LVC, ambos com 26 casos reagente, seguidos da cidade de Viana com 19, totalizando 80% dos casos confirmados (p-valor=0,000173). Como produtos além dos artigos oriundos da tese, estão sendo gerados um aplicativo para aparelhos móveis, que permitirá aos usuários informar os casos de leishmaniose visceral e material educativo em formato de cartilha. Para a comunidade, os resultados serão transferidos, por meio de palestras e orientações técnicas quanto às características, riscos e apresentação da doença, distribuição de cartilha educativa visando melhor qualidade de vida.
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS SILVA DOS SANTOS - IFMA
Interno - 1701663 - LUCILENE AMORIM SILVA