Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIS CABRAL VICTOR

2019-08-22 09:35:49.157

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIS CABRAL VICTOR
DATA: 26/08/2019
LOCAL: Sala 02 - PPGCS
TÍTULO: Efeitos do resveratrol na caquexia induzida por tumor.
PALAVRAS-CHAVES: Caquexia neoplásica, polifenol, tumor de Ehrlich.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Imunologia
RESUMO: O câncer apresenta-se no Brasil como a segunda maior causa de morte nos últimos anos. A caquexia neoplásica é uma síndrome que contribui para maiores índices de morbidade e mortalidade, além de redução da qualidade de vida. Trabalhos anteriores descreveram que camundongos portadores de tumor sólido de Ehrlich apresentavam perda muscular, evoluindo para um quadro caquético após 14 dias de inoculação, sendo um modelo de estudo in vivo.O resveratrol tem sido amplamente utilizado no tratamento de múltiplas formas de neoplasias, contudo não existem estudos com esse composto na caquexia neoplásica. O objetivo foi avaliar os efeitos do resveratrol na caquexia em modelo de tumor sólido de Ehrlich em tratamento associado ou não com quimioterápico. Camundongos Swiss machos com idade entre 50 a 60 dias foram divididos nos grupos (n=10), sendo inicialmente avaliado o desenvolvimento da caquexia: Grupo no-tumor, sem tratamento e sem tumor (no-tumor) e Grupo tumor, sem tratamento inoculado com 2x107células tumorais/mL no coxim plantar (tumor). Os resultados mostraram que mesmo mantendo o peso corporal, o aumento do tumor acompanha menor consumo de ração, perda de massa muscular e tecido adiposo, sugerindo o quadro de caquexia neoplásica. Para avaliar o efeito do tratamento, os animais foram inoculados com tumor e divididos em: Controle negativo, sem tratamento; Controle positivo, tratado com ciclofosfamida (25mg/kg); Grupo Resveratrol (10mg/kg); e Grupo Resveratrol (10mg/kg) e Ciclofosfamida (25mg/kg). Além destes, foi feito o Grupo Resveratrol (10mg/kg) sem tumor, para verificar algum efeito toxico. Os resultados mostraram que a o resveratrol reduz o crescimento do tumor da mesma forma que a ciclofosfamida. Entretanto, o quimioterápico reduz a celularidade dos órgãos linfoides e eleva os níveis séricos de TNF-αe IL-6 e reduz MCP1, levando uma maior perda muscular. Por outro lado o resveratrol reduz o TNF-αinduzido pelo tumor nas concentrações normais, reduz citotoxicidade e hepatotoxicidade, como manutenção da musculatura. O resveratrol, por si, não altera os parâmetros analisados, sem a presença do tumor, sugerindo baixa toxicidade. Um dado relevante foi a redução do sFasL em todos os animais que tiveram tratamento eficaz na redução do tumor, sugerindo esta via como mecanismos envolvido no escape do tumor de Ehrlich. O presente trabalho evidência o papel do resveratrol como um potencial tratamento da caquexia neoplásica.
Externo à Instituição - CAMILA GUERRA MARTINEZ - UFRJ
Externo ao Programa - 2360038 - JANAINA DE OLIVEIRA BRITO MONZANI