Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA BARROS DA SILVA

2019-09-10 09:52:00.934

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA BARROS DA SILVA
DATA: 18/09/2019
LOCAL: Auditório do Prédio do ILA
TÍTULO: Escola de Coluna na dor lombar crônica: avaliação da incapacidade, dor, medo do movimento, flexibilidade, força e resiliência.
PALAVRAS-CHAVES: dor lombar crônica; incapacidade; Escola de Coluna.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: a Escola de é um método de treinamento postural que utiliza informações teórico-educativas e prática de exercícios terapêuticos voltados para pacientes com dor lombar. Objetivo: testar os efeitos de um Programa de Escola de Coluna para pacientes Coluna com dor lombar crônica quanto a incapacidade, a intensidade e características da dor, medo do movimento, da flexibilidade e força da musculatura paravertebral e resiliência. Método: trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, do tipo antes/depois e de natureza quantitativa, no período de 2016 a 2018, realizado pelo Ambulatório de Dor Crônica do Hospital Universitário Presidente Dutra da Universidade Federal do Maranhão. Aprovado pelo Comitê de Ética, parecer n. 1.908.786 e pelo Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos com o identificador primário: RBR-4rqnj3. Resultados: este estudo foi composto por oitenta participantes com média de 49,40 anos de idade, predomínio de mulheres e situação de trabalho inativo (57,50%). Quanto à periodicidade dos episódios de dor lombar foram 52,50% intermitente e a etiologia foi do tipo específica em 80,00%. O grupo 1, intervenção de educação física, apresentou diferença estatística quanto a melhora da incapacidade, do medo do movimento, da intensidade da dor no momento da avaliação e na avaliação geral, das características de dor neuropática, da flexibilidade da musculatura lombar e da força muscular lombar. O grupo 2, intervenção de educação, apresentou diferença estatística na força muscular lombar. O grupo 3, intervenção de fisioterapia, os resultados significativos foram quanto a incapacidade, da intensidade da dor no momento da avaliação, da característica de dor neuropática e a flexibilidade da musculatura lombar. O grupo 4, Programa Escola de Coluna, apresentou resultados significativos para a incapacidade, do medo do movimento, da intensidade da dor no momento da avaliação, da dor geral, da característica de dor neuropática e da flexibilidade lombar. Conclusão: o Programa Escola de Coluna apresentou resultados significativos quanto ao desfecho primário, com redução da incapacidade e em relação aos desfechos secundários, foi observado reduções do medo do movimento, das características de dor neuropática, da dor no momento da avaliação e da dor geral relatada e melhora da flexibilidade e da força muscular da musculatura lombar.
Interno - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS
Externo à Instituição - DANIEL LAGO BORGES - F.M.Nassau