Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS FERNANDO MOURA DA SILVA JUNIOR

2019-12-09 10:23:47.702

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS FERNANDO MOURA DA SILVA JUNIOR
DATA: 12/12/2019
LOCAL: Sala 02 - PPGCS
TÍTULO: Xenotransplante heterotópico de meningioma: protocolo experimental em ratos.
PALAVRAS-CHAVES: neoplasia do sistema nervoso central; modelos animais; modelos de ensaio com xenotransplante; roedores
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Objetivo: O objetivo deste artigo é estabelecer um protocolo de xenotransplante heterotópico de meningioma humano no peritônio de ratos Wistar. Material e Métodos: Foram utilizados 8 ratos Wistar machos. Os animais foram submetidos a implantes de fragmentos de 1cm de diâmetro no peritônio parietal a esquerda e no tecido subcutâneo do flanco direito. As peças para implante foram obtidas de paciente operada na rotina do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Os animais foram imunossuprimidos com micofenolato mofetil por gavagem na dose de 40mg/kg diariamente. Após 28 dias os implantes foram retirados, medidos em seu maior eixo e encaminhados para análise histopatológica com coloração de hematoxilina e eosina dos critérios de necrose e presença de infiltrado inflamatório. A coloração de picrossírius fará identificação de fibrose. A imunohistoquímica avaliará presença de neovascularização com CD 31, além da análise de marcadores de EMA (antígeno epitelial de membrana), Ki-67, proteína p53, receptor de progesterona e SSTR2A (receptor de somatostatina) que serão comparados com fragmento original do tumor ressecado. Resultados: O tamanho final dos enxertos peritoneais (1,87cm ± 0,25cm IC95% 1,66cm - 2,08cm) foi superior ao dos enxertos subcutâneos (0,86cm ± 0,14cm IC95% 0,74cm – 0,98cm), p < 0,0001. Houve forte correlação entre a diferença do tamanho final dos enxertos e a variação do peso dos animais com coeficiente de correlação de Pearson de - 0,8000 e p=0,0171. A diferença do tamanho final dos enxertos peritoneais e subcutâneo foi maior no grupo de animais que teve perda de peso (1,30cm ± 0,24cm IC95% 1,05cm - 1,55cm) em relação aos animais que tiveram ganho de peso (0,83cm ± 0,18cm IC95% 0,70cm – 0,96cm), p=0,03. Conclusão: O modelo de indução de meningioma com xenotransplante heterotópico de fragmento do tumor humano no peritônio de ratos Wistar imunossuprimidos com MMF é eficiente e eficaz. A taxa de sucesso dos implantes foi de 100% e os implantes do peritônio apresentaram tamanho final mais de 2 vezes maior que o subcutâneo. A análise histopatológica e imunohistoquímica servirão para confirmar o sucesso dos implantes e comparar aspectos microscópicos dos implantes peritoneais e subcutâneos.
Interno - 407625 - ORLANDO JORGE MARTINS TORRES
Externo ao Programa - 2373365 - OZIMO PEREIRA GAMA FILHO