Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE DE RIBAMAR MEDEIROS LIMA JUNIOR

2020-01-15 10:56:34.812

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE DE RIBAMAR MEDEIROS LIMA JUNIOR
DATA: 23/01/2020
LOCAL: PPGCS - Sala 01
TÍTULO: ESTUDO DO ENFRENTAMENTO DA RELIGIOSIDADE, ESPIRITUALIDADE, ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM CLIENTES SUBMETIDOS A CINEANGIOCORONARIOGRAFIA.
PALAVRAS-CHAVES: Espiriritualidade; Religiosidade; Ansiedade; Depressão; Doença da Artéria Coronária
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Cardiologia
RESUMO: Introdução: As doenças cardíacas estão entre as principais causas de doenças crônicas e o exame de cineangiocoronariografia, também denominado de cateterismo cardíaco é a partir dele que pode-se confirmar diversos agravos cardíacos o que gera muita expectativa, ansiedade, medo do resultado, diversos sentimentos e afirmação da fé nos pacientes que necessitam realizá-lo. Objetivo: investigar a influência da religiosidade e da espiritualidade, ansiedade e depressão no enfrentamento da experiência de pacientes submetidos ao diagnóstico de Doença arterial coronariana pelo exame de cineangiocoronariografia. Método: Estudo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem quantitativa, que foi realizado no Hospital Universitário/Unidade Presidente Dutra da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na cidade de São Luís (MA). O período de realização do estudo foi de março 2019 a agosto de 2019 no setor de Hemodinâmica do HUUFMA. A coleta de dados foi realizada usando os seguintes instrumentos, um questionário socioeconômico e demográfico, O Índice de Religiosidade de Duke, a escala CREbreve (Coping Religioso-Espiritual), e a escala de HADS para obtenção dos resultados. Resultados: O estudo foi representado por 148 pacientes que preencheram os critérios de participação do estudo. Um total de 80 pacientes (54,05%) eram do sexo feminino, a média de idade dos pacientes com maior expressividade na pesquisa foi entre 61-70 anos (22,97%), tivemos uma RO com a grande maioria respondendo que frequenta uma vez por semana totalizando 30,41%; uma RNO de 82,43% que dedicam seu tempo para atividades religiosas individuais, e uma RI expressa por 90,54% onde a presença de Deus ou do Espírito Santo na vida dos entrevistados é totalmente verdade. Um total de 58,78% tiveram o diagnóstico de Doença Arterial Coronariana. Quanto a HADS-A temos 41,89% tem a possibilidade de estarem com quadro de ansiedade com p-valor de 0,917, já a subescala, HADS-D apresenta 62,84% com p- valor de 0,307 podem ter a possibilidade de ter um quadro de depressão. Conclusão: Esta pesquisa dá margem para novos estudos que possam ampliar a compreensão acerca do espaço ocupado pela religiosidade/espiritualidade na vivência de pacientes com Doença Arterial Coronariana, ou com qualquer cliente submetido a exames para diagnóstico de problemas cardiovasculares.
Externo ao Programa - 407212 - IVAN ABREU FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 2152144 - LUCAS GUIMARAES CARDOSO DE SA