Banca de DEFESA: ALEXSANDRO FERREIRA DOS SANTOS

2021-05-21 10:33:32.437

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 21/05/2021
LOCAL: Defesa on-line
TÍTULO: SUPLEMENTAÇÃO DE AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA E ÔMEGA 3: efeito clínico-nutricional no câncer.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer. Colo Uterino. Caquexia. Suplementação. Ômega 3. Aminoácido de cadeia ramificada.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Introdução: caquexia é uma síndrome multifatorial de relevância clínica inquestionável, preditora independente de morte, baixa resposta terapêutica e pior qualidade de vida (QV). Objetivo: Analisar o efeito da suplementação dietética de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e ácidos graxos ômega 3 (W3) na caquexia do câncer. Material e Métodos: ensaio clínico randomizado, aberto embasado em revisão de literatura sistemática e nos dados basais da coleta de dados, conduzida entre outubro de 2018 a outubro de 2019. A amostra aleatória simples constituída de 17 mulheres com câncer de colo uterino, com 20 anos ou mais alocadas em dois grupos (suplementado com 14,4g/dia de BCAA e Controle – CTL). O protocolo contemplou suplementação por 56 dias e orientações para alimentação saudável. Foram verificadas variáveis demográficas e sócioeconômicas, e ainda, no início e ao término da suplementação houve coleta de variáveis nutricionais, cardiorrespiratórias, capacidade funcional, QV, bioquímico-inflamatórias, clínicas e desfechos. A análise estatística foi realizada no software SPSS®, aplicou-se como testes Shapiro-Wilk, t pareado/Wilcoxon e t de student/Man-Witney à um nível de significância máximo de 5%. Resultados: Capítulo I: Foram selecionados oito estudos com indivíduos de 18 a 84 anos, amostras de 27 a 332 participantes (seguimento: 6-16 semanas). Desfechos avaliados: peso corporal, TMB, apetite, capacidade funcional, QV, fadiga, IL6, TNF-α, proteína C-reativa, albumina, pré-albumina e sobrevida. A descrição da perda amostral e a geração de uma sequência aleatória esteve presente em 75,0% dos inquéritos. Capítulo II: Compuseram a amostra mulheres com 38,5±5,6anos (BCAA, n=8) e 41,1±5,0anos (CTL, n=9), brancas, de baixa escolaridade e renda. Observou-se associações estatisticamente significativas (p<0,05): redução da circunferência do braço e da TMB no grupo BCAA comparativamente ao grupo CTL; aumento do TNF-α (165,7%) em relação ao basal no grupo BCAA e decréscimo do hematócrito no grupo CTL. Capítulo III: 27 mulheres foram avaliadas de forma transversal (idade 40,2±7,1anos), brancas e procedentes de São Luís. A sarcopenia teve prevalência de 33,3%. As mulheres com sarcopenia, apresentaram menor escore para os domínios Global e Capacidade Funcional, quando comparadas as mulheres não sarcopênicas. Capítulo IV: Observou-se um consumo médio de 62,6±16,4g/dia de proteínas, 461,8±232,1mg/dia de cálcio e 3,3±3,1mcg/dia de vitamina D. A massa magra foi de 21,3±8,4kg e a distância percorrida de 346,3±77,6m. Verificou-se uma correlação moderada, inversa e estatisticamente significativa entre distância percorrida e consumo de vitamina D. Capítulo V: O consumo de proteína por refeição (CPR) do almoço e do jantar atingiram a meta de 20 a 30g. Em relação a QV, houve correlação inversa e estatisticamente significativa e moderada entre FPP na mão direita e CPR no lanche e FPP na mão esquerda e CPR no desjejum, respectivamente. Capítulo VI: 68,8% das avaliadas apresentavam consumo adequado de zinco (6,4±3,2mg/dia). Indivíduos com consumo adequado de zinco apresentaram melhores escores para os domínios Capacidade funcional (74,7±28,0) e Sintomas (23,1±27,9), contudo não observou-se correlações estatisticamente significativas entre QV e consumo de zinco. Conclusão: a suplementação com W3 é importante para modulação da caquexia no câncer, outras estratégias incluem: a adequação no consumo alimentar de vitamina D, Cálcio e Proteína e atenção no consumo alimentar de proteína em quantidade e distribuição adequada. Já a suplementação isolada de BCAA embora atenue a TMB, parece aumentar o quadro inflamatório e contribuir para piores reservas de gordura.
Externo à Instituição - FERNANDO MOREIRA SIMABUCO - UNICAMP
Externo ao Programa - 2572858 - HELMA JANE FERREIRA VELOSO