Banca de DEFESA: ARTHUR HENRIQUE MENDES COLASSO

DISCENTE: ARTHUR HENRIQUE MENDES COLASSO
DATA: 30/03/2022
LOCAL: Defesa on-line
TÍTULO: Caracterização fenotípica e molecular de Escherichia coli uropatogênica pic+ isoladas de pacientes com infecção do trato urinário.
PALAVRAS-CHAVES: pic; Infecção urinaria; antimicrobianos; biofilme; Tenebrio molitor.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: A infecção do trato urinário (ITU) é caracterizada pela presença de microrganismos que invadem os tecidos urinários, com presença de bactérias na urina em quantidade igual ou superior a 105 UFC/ml. É causada principalmente por enterobactérias, dentre as quais se destaca a Escherichia coli uropatogênica (UPEC), devido à presença de diversos fatores de virulência, a exemplo da produção de serinoproteases. Em bactérias Gram-negativas, as proteases pertencentes à família Enterobacteriaceae são conhecidas como SPATEs (Serino protease autotransporter of Enterobacteriaceae). Dentre as SPATEs, a proteína envolvida na colonização (Pic) tem grande relevância e é produzida tanto por patótipos de E. coli como por Shigella flexneri e Citrobacter rodentium. Pic é descrita na literatura por causar hemaglutinação, degradar mucina, clivar moléculas do sistema complemento, dentre outros. Desta forma, este trabalho tem como objetivo detectar o gene pic em Escherichia coli uropatogênicas isoladas de pacientes com infecção do trato urinário e realizar a caracterização fenotípica destas amostras. No período de dois meses foram coletadas amostras de ITU para realização do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos, seguido de PCR para caracterização de genes de virulência associados à produção de SPATEs. Foi verificado a capacidade destes isolados formarem biofilme utilizando a técnica do cristal violeta e posteriormente um teste de sobrevivência utilizando animais invertebrados (larvas de Tenebrio mollitor) avaliada durante 10 dias. Das 369 amostras analisadas no estudo, quatro possuíram apenas o gene pic, dentre os genes de SPATEs pesquisados. O teste de sensibilidade das amostras indicou resistência a antibióticos utilizados em quadros de ITU, sendo estes da classe dos beta-lactâmicos, sulfonamidas e quinolonas. A presença do gene pic pode estar relacionado a capacidade de UPEC degradar muco e promover a colonização na mucosa do trato urinário. Os testes realizados demonstraram que as cepas que continham pic produziram biofilme diferente umas das outras sendo que a denominada ITU032 produziu um biofilme caracterizado fraco enquanto a cepa ITU015 produziu mais biofilme que o controle positivo 042, demostrando que a habilidade de virulência da amostra não está diretamente relacionada à formação de biofilme. No teste de sobrevida utilizando larvas de T. molitor foi possível observar uma taxa de sobrevida de 40% nas larvas infectadas com as cepas ITU014 e ITU040, com o maior índice de mortalidade naquelas infectadas com a cepa ITU015, com sobrevida de apenas 10%. A cepa ITU32 demonstrou uma letalidade de 70%. Este método é mais rápido e econômico que os modelos murino e apresentam resultados mais relevantes que os ensaios baseados em células podendo ser utilizado para verificar se algum composto natural tem capacidade antibacteriana. Em resumo este estudo demonstra que cepas de UPEC tem apresentado resistência a diversos antimicrobianos além de expressar genes de virulência característicos de EAEC, a exemplo de pic. Novos ensaios estão em fase de conclusão com o objetivo de compreender o papel destas serinoproteases nas infecções urinárias e com isso buscar novos mecanismos para tratamento destas complicações.
Presidente - 965.677.243-15 - AFONSO GOMES ABREU JÚNIOR
Interno - 704.101.861-04 - EDUARDO MARTINS DE SOUSA