Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: SULAYNE JANAYNA ARAUJO GUIMARÃES

2022-04-24 20:17:19.264

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SULAYNE JANAYNA ARAUJO GUIMARÃES
DATA: 28/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: Alterações imunológicas e de expressão em células dendriticas derivadas de monócitos de pacientes com câncer de pênis.
PALAVRAS-CHAVES: Cancer de pênis, Sistema Imune, Mediadores Inflamtórios, Aspectos Clinicos, Escape tumoral, Sobrenadante Tumoral, células dendriticas, Perfil Th17.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Imunologia
RESUMO: No geral o câncer ainda apresenta grande impacto na morbimortalidade da população. No caso do câncer de pênis (CaPe) características socioculturais modifica drasticamente a epidemiologia entre as regiões e isso tem efeito inclusive na disponibilidade de tratamento. O tratamento tradicional, caracterizado por amputação parcial ou total do pênis, está associado a traumas diversos entre eles o sofrimento físico e psicológico do paciente.Com o objetivo de permitir uma caracterização integral dos pacientes com CaPe no Maranhão, avaliamos o perfil imunológico desses pacientes. Os resultados foram apresentados em dois capítulos: Capitulo 01Apesar dos avanços nas metodologias para investigar o papel do sistema imunológico no estabelecimento e progressão de diversos tumores, há poucos estudos investigando a modulação imune associada ao câncer de pênis. Para investigar a resposta do sistema imunológico frente ao câncer de pênis, o estudo avaliou o perfil imunológico de pacientes com CaPe. Amostras de sangue periférico, tecidos tumorais e dados clínico-histopatológicos foram obtidos de 35 pacientes com CaPe.Nas mo-DCs do paciente, encontramos menor expressão da molécula coestimuladora CD86 e menor capacidade aloestimulante dos linfócitos quando comparado ao controle saudável. A co-cultura alogênica com linfócitos moDC CaPe mostrou produção de IL-17. Além disso, o sangue periférico dos pacientes apresentou menor taxa de linfócitos citotóxicos circulantes, razão CD4+/CD8+ (p=0,0143), sugerindo que os linfócitos CaPe podem apresentar uma adaptação ao microambiente tumoral, e que o linfócito T pode contribuir para a resistência tumoral. Considerando esse potencial efeito imunossupressor, avaliamos também as células imunes infiltradas no tumor, com alto nível de células T CD3+. Além disso, houve uma correlação significativa entre o estadiamento do tumor e a expressão da superfície celular de moléculas CD86 [r²=0,5751, p=0,0349] e PD-L1 [r²=0,7220, p,00092] em mo-DCs. Nossos resultados mostram que pacientes com carcinoma de pênis apresentam um perfil imunossupressor, abrindo perspectivas para uma melhor compreensão do microambiente tumoral e da imunoterapia tumoral. Capítulo 02-
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1136091 - PAULO VITOR SOEIRO PEREIRA
Externo ao Programa - 3101796 - RUI MIGUEL GIL DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 407298 - SILMA REGINA FERREIRA PEREIRA

fim do conteúdo