II WORKSHOP DO BIOBANCO DE TUMORES E DNA DO MARANHÃO

II JORNADA DO PPG EM SAÚDE DO ADULTO E DA CRIANÇA - PPGSAC

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HPV DO MARANHÃO

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABPTGI/ CAPÍTULO DO MARANHÃO

Os eventos aconteceram nos dias 17, 18 e 19 de março de 2016 no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, contou com a presença de diversas autoridades internacionais e nacionais relacionadas ao que há de mais novo em estudo e pesquisa sobre o Papilomavírus Humano (HPV), contribuindo significativamente na transferência de conhecimentos ao Maranhão que ainda apresenta altos índices de infecção por esse vírus.

Internacionalização do PPGSAC - UFMA

PPGSAC em cumprimento à internacionalização planejou e realizou os eventos científicos:

II Jornada do PPG em Saúde do Adulto e da Criança;

II Workshop do Biobanco de Tumores e DNA do Maranhão;

II Simpósio Internacional de HPV do Maranhão; II Simpósio Internacional da ABPTGI/ Capítulo do Maranhão com a Universidade do Porto – Portugal.

Professores Convidados de Portugal:

Professor Doutor Rui Miguel Gil da Costa Oliveira, mestre em Oncologia e doutor em Ciências Biomédicas- Universidade do Porto – Portugal.

Professora Jani Viviana Alves Vital da Silva, Universidade do Porto – Portugal.

Professores convidados Nacionais:

Professora Doutora Luisa Lina Villa, Coordenadora do INCT-HPV (Instituto do HPV), programa conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a FAPESP, com a missão de contribuir para o conhecimento das infecções e doenças causadas pelo HPV em diferentes níveis, Desde maio de 2011 é docente do Depto. de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da USP, Chefe do laboratório de Biologia Molecular do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do ICESP. Em Agosto de 2013 obteve o título de Professor Livre Docente junto ao Departamento de Radiologia e Oncologia (área de Oncologia Básica) da Faculdade de Medicina da FMUSP, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, Em 2010, recebeu o prêmio SCOPUS Brasil, oferecido pela Elsevier pela sua contribuição científica.

Professor Doutor José Eleutério Junior, Professor adjunto do Departamento de Saúde Materno-infantil, ministrando a disciplina de Ginecologia, líder do grupo de pesquisa em patolologia do trato genital inferior e citopatologia (CNPq) e membro - International Academy Of Cytology, professor orientador do curso de Mestrado em Patologia da Universidade Federal do Ceará, secretário geral da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia e secretário geral da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, presidente da Associação Brasileira de Genitoscopia - capítulo do Ceará.

Professor Doutor José Cláudio Casali da Rocha, Professor de Graduação do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Fundou o departamento de Oncogenética do Hospital AC Camargo em 1998 e retornou ao Brasil em 2005 como pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer onde foi diretor medico do Banco Nacional de Tumores e DNA (BNT-INCA), desenvolvendo sua linha de pesquisa em Oncologia Translacional. Em 2012 fundou o Serviço de Oncogenética do Hospital Erasto Gaertner, Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia e Genética, atuando principalmente em pesquisa translacional nos seguintes temas: oncogenética, susceptibilidade ao câncer, farmacogenética, banco de tumores e DNA, pesquisa clínica, e biologia dos tumores.

Professores da Uninersidade Federal do Maranhão - UFMA:

Professora Doutora Flávia Castello Branco Vidal Cabral, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança - PPGSAC da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Biobanco de Tumores e DNA do Maranhão - BTMA, DMOR - Depertamento de Morfologia/CCBS.

Professora Doutora Luciane Maria Oliveira Brito, Professora Titular do Departamento de Medicina III da UFMA, Professora Permanente do Programa de Pós-Grduação em Saúde do Adulto e da Criança - PPGSAC da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Gerente do Biobanco de Tumores e DNA do Maranhão.

Professora Doutora Maria Bethânia da Costa Chein,Vice- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança (PPGSAC), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança - PPGSAC da Universidade Federal do Maranhão/UFMA.

Professora Doutora Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento, Professora Titula, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde do Adulto e da Criança (PPGSAC), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança - PPGSAC da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Docente do curso de doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia.

Professora Doutora: Sally Cristina Moutinho Monteiro, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança - PPGSAC da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Departamento de Farmácia/CCBS.

Professora Doutora Rita da Graça Carvalhal Frazão Correa, Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança - PPGSAC da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário-UFMA, Docente do quadro de Colaborador do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem.

Professora Doutora Zulmira da Silva Batista, Bolsista - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PNPD/CAPES, Biobanco de Tumores e DNA do Maranhão - BTMA.

Participaram Também dos Eventos:

Alunos da Graduação em Ciências da Saúde

Bolsista do PIBIC/CNPQ/UFMA

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e UFMA

Bolsista de Extremo PROEX/UFMA

Comunidades em Geral