Banca de QUALIFICAÇÃO: CLICE PIMENTEL CUNHA DE SOUSA

DISCENTE: CLICE PIMENTEL CUNHA DE SOUSA
DATA: 25/07/2017
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS/Cidade Universitária - Campus Bacanga
TÍTULO: PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO EM MULHERES CLIMATÉRICAS COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Climatério. Incontinência Urunária. Depressão
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: RESUMO Introdução: O climatério é um fenômeno endócrino decorrente do esgotamento dos folículos ovarianos que ocorre nas mulheres de meia idade. Já a incontinência urinária é definida como perda involuntária da urina. Objetivo: Investigar a associação entre depressão e incontinência urinária em mulheres climatéricas. Metodologia: Este estudo transversal incluiu 100 mulheres climatéricas. Foi realizado nas dependências do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), no período entre janeiro de 2016 e junho de 2017. Foram aplicados os seguintes questionários: Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) para avaliar a depressão; o Questionário de Avaliação de Incontinência Urinária (ICIQ-SF) e (QUID); Questionário para avaliar os sintomas climatérios BlattKupperman (MENQOL) e o Questionário de Qualidade de Vida (UQUOL). A pesquisa foi aprovada pelo CEP/HUUFMA, com parecer de número 862.431. A análise incluiu estatística descritiva e testes de hipótese a um nível de significância de 5%. Resultados: Houve associação entre a presença de dispareunia e disúria com a presença de incontinência urinária (p<0,05). Não houve associação entre peso, idade da menarca ou número de gestações com a presença de incontinência urinária (p>0,05). Houve associação entre pior qualidade de vida e presença de incontinência urinária (p<0,05), porém tal relação não foi observada para os escores de depressão (p>0,05).
Co-orientador - 641.276.803-34 - HAISSA OLIVEIRA BRITO - UFMA
Externo ao Programa - 1043827 - JOSE DE RIBAMAR PINHO FRANCA