Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA

DISCENTE: FLAVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS/Cidade Universitária - Campus do Bacanga
TÍTULO: ANSIEDADE, DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS HORMONAIS ORAIS - ESTUDO COMPARATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Contraceptivos orais. Depressão. Ansiedade. Qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Os usos de contraceptivos orais combinados são comuns em mulheres na sua fase reprodutiva. Desde sua introdução no mercado na década de 60, o mesmo vem sendo associado a depressão e ansiedade, por conseguinte com reflexo na qualidade de vida. A ansiedade e a depressão são mais comuns em mulheres na sua idade reprodutiva. A associação entre ansiedade, depressão, QV e contraceptivos hormonais ainda não é clara. Objetivo: Identificar e associar sintomas relacionados à depressão, ansiedade e a qualidade de vida em mulheres usuárias de contraceptivos hormonais orais combinados em um Hospital de Referência em São Luís – MA. Metodologia: Estudo transversal prospectivo com amostra não probabilística com 113 mulheres atendidas no ambulatório de ginecologia do Hospital Universitário Materno Infantil em São Luís-MA. A depressão foi avaliada pelo Inventário de BECK, a ansiedade pelo IDATE traço-estado e a QV pelo SF-36. Para análise estatística utilizou-se o programa STATA 14.0 (STATA Corporation, 2003). As variáveis categóricas foram apresentadas por meio de frequências e porcentagens e as numéricas por média e desvio padrão (média ± DP) ou mediana e amplitude interquartílica (P25-P75). Para testar a normalidade das variáveis numéricas foi utilizado o teste de Shapiro- Wilk. Para avaliar correlação entre os instrumentos considerados no estudo foi calculado o coeficiente de Correlação de Spearman. As comparações entre os domínios de QV segundo uso de CHOC, depressão, ansiedade traço e estado foi utilizado o teste de Mann-Whitney, considerando nível de significância (p) com α de 5% ou 0,05. Resultados: Na amostra prevaleceram as seguintes médias: idade com 24,03 anos (18 a 44), menarca com 12,23 anos (9 a 16), peso com 58,9 Kg (41 a 90 kg), IMC com 22,66 (16,79 a 36.05). Em relação a hábitos comportamentais prevaleceram o não etilismo com 73 (64,60%) e o não tabagismo em 111(98,23%) das pacientes. Nos Grupos A (uso de CHOC) e B (sem uso de CHOC) em relação ao tipo de ansiedade e nível de depressão, não houve diferença estatisticamente significante entre os mesmos. Prevaleceram as mulheres assintomáticas em relação a depressão (Grupo A 32/82,05% e Grupo B 61/82,43%) e presença de ansiedade/traço e ansiedade/estado, em ambos os grupos. A QV não foi prejudicada pelo uso ou não dos COHC visto que nos oito domínios as médias foram maior que 50%.
Externo à Instituição - EDUARDO DURANS FIGUEREDO - UNICEUMA
Co-orientador - 641.276.803-34 - HAISSA OLIVEIRA BRITO - UFMA